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Personalização das campanhas eleitorais : o caso das eleições legislativas 2009

Author(s): Carvalho, Marta cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1270

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Jornalismo político; Jornalismo político - Portugal; Campanha eleitoral - Eleições legislativas - Portugal - 2009; Campanha eleitoral - Personalização - Portugal; Campanha eleitoral - Mass media - Telepolítico; Comunicação política - Portugal; Jornalistas - Políticos - Assessores de imprensa - Portugal


Description
Nos últimos anos, têm-se vindo a constatar numerosas transformações na vida política. Algumas destas mudanças relacionam-se com a própria evolução e transformação dos partidos e instituições políticas. No entanto, é frequentemente atribuída aos meios de comunicação social, a responsabilidade pela reconfiguração do jogo político. Actualmente, num cenário eleitoral, os meios de comunicação tornaram-se, claramente, num elemento central da comunicação política. Com o advento da televisão a visibilidade pública dos dirigentes políticos acentuou-se, facto que se consubstancia numa maior administração e exposição dos aspectos pessoais dos governantes. No decorrer do impacto da comunicação nas práticas políticas foram surgindo mudanças no comportamento dos políticos, que se muniram de novas estratégias de persuasão, com vista a estabelecer uma aproximação aos media e posteriormente ao público. Em relação às campanhas eleitorais verifica-se, uma crescente valorização da forma em detrimento do conteúdo, do predomínio da política espectáculo, da transformação do candidato em personagem da crónica política actual. Neste sentido, reconhecemos a personalização da política e das eleições como uma das consequências originadas pela crescente mediatização da vida política. Desta forma, personalizar uma campanha eleitoral passa pela verificação de um crescente interesse na figura do líder partidário deixando-se para uma segunda linha o programa e ideologia por ele defendido. Nesta dissertação, pretendemos estudar o modo como a personalização verificada na política, enquanto estratégia de campanha eleitoral, influencia a cobertura mediática do processo eleitoral. Trata-se de compreender se o foco de interesse dos media, no contexto de uma campanha eleitoral, se prende mais a aspectos ligados ao líder ou se se dá prioridade aos programas partidários. Questionamo-nos, ainda, se a cobertura mediática de uma campanha eleitoral centrada em peças e artigos personalizados, ou focados no líder, terá pertinência para o decorrer do processo eleitoral ou se será apenas uma estratégia com vista à banalização de um tema complexo como a política.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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