Document details

Um contributo multidimensional para a segmentação de mercados: uma avaliação f...

Author(s): Castela, Guilherme cv logo 1 ; Castela, Eugénia cv logo 2 ; Galindo, Maria da Purifición cv logo 3

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/5355

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Segmentação de mercados; análise conjunta; análise não linear de componentes principais


Description
Neste artigo propomos uma abordagem factorial à analise conjunta baseada numa análise não linear de componentes principais. Deste modo, os resultados típicos da análise conjunta são geometricamente interpretados e validados, conduzindo a uma identificação de subpopulações melhor direccionadas para uma segmentação eficiente. Com o objectivo de enriquecer a análise das preferências, através da interpretação gráfica, recorremos a uma aplicação empírica que utiliza os instrumentos gráficos da análise multidimensional para conferir consistência e robustez ao processo de segmentação. Assim, sugerimos a utilização do poder explicativo dos planos factoriais não só, como extensão metodológica à avaliação da satisfação do consumidor, como também para apoiar o processo da tomada de decisão.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU