Detalhes do Documento

Um contributo multidimensional para a segmentação de mercados: uma avaliação f...

Autor(es): Castela, Guilherme cv logo 1 ; Castela, Eugénia cv logo 2 ; Galindo, Maria da Purifición cv logo 3

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/5355

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Segmentação de mercados; análise conjunta; análise não linear de componentes principais


Descrição
Neste artigo propomos uma abordagem factorial à analise conjunta baseada numa análise não linear de componentes principais. Deste modo, os resultados típicos da análise conjunta são geometricamente interpretados e validados, conduzindo a uma identificação de subpopulações melhor direccionadas para uma segmentação eficiente. Com o objectivo de enriquecer a análise das preferências, através da interpretação gráfica, recorremos a uma aplicação empírica que utiliza os instrumentos gráficos da análise multidimensional para conferir consistência e robustez ao processo de segmentação. Assim, sugerimos a utilização do poder explicativo dos planos factoriais não só, como extensão metodológica à avaliação da satisfação do consumidor, como também para apoiar o processo da tomada de decisão.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia