Document details

Semelhanças entre análise de variância com classificação simples e análise de r...

Author(s): Valle, Patrícia Oom do cv logo 1 ; Rebelo, Efigénio cv logo 2

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/5155

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Regressão linear; variáveis dummy; análise de variância com classificação simples


Description
Na sua abordagem aos procedimentos de análise da variância e covariância, os manuais de estatística limitam-se a proporcionar uma descrição mais ou menos extensiva destas técnicas, sem referir que os seus objectivos podem ser alcançados mediante a especificação de modelos de regressão linear com uma ou mais variáveis dummy. Do mesmo modo, alguns manuais de econometria referem, quanto muito, que um modelo de regressão linear que apenas considere regressores dummy pode ser encarado como um modelo de análise de variância enquanto que um modelo de regressão que combine regressores dummy com regressores quantitativos pode ser entendido como um modelo de análise de covariância. Todavia, estas afirmações não são fundamentadas pela apresentação de quaisquer demonstrações matemáticas, o que dificulta a sua compreensão e, até, aceitação. Assim, em estudos anteriores, demonstrou-se a relação estreita entre os procedimentos estatísticos de análise de variância com classificação dupla e análise de covariância e a especificação de determinados modelos de regressão linear com regressores dummy(Valle e Rebelo,2002a; 2002b). O presente estudo completa estas abordagens ao desenvolver o suporte matemático necessário à compreensão da semelhança existente entre a análise de variância com classificação simples e a análise de regressão apenas com variáveis dummy.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU