Autor(es):
Castela, Guilherme
; Purificación Gallindo, Maria da
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/4861
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): EstatÃstica multivariada; Análise conjunta; Marketing; Estratégia; Desenho de experiências; Desenhos factoriais fraccionários ortogonais assimétricos; Metodologia de qualidade de Taguchi
Descrição
A metodologia da Análise Conjunta (AC), encontra-se ligada à Teoria da
Decisão a um nÃvel mais complexo e, dentro das técnicas de estatÃstica multivariada
ocupa, como técnica de dependência, um espaço exclusivo (ver, Luce e Tukey, 1964;
Green e Srinivasan, 1978; Hair, Anderson, Tatham e Black, 2000; Luque Martinez,
2000). Ao medir o efeito conjunto de variáveis independentes (atributos), geralmente
nominais, sobre uma variável explicada ordinal (preferência), prevê a escolha de um
indivÃduo face a várias alternativas de conceito de produto ou de serviço, tendo por
base regras de compensação (ver, Lancaster, 1966; Lynch, 1985; Louviere, 1994). A
necessidade de que cada dado se possa interpretar, como o grau do efeito conjunto das
variáveis independentes associadas ao seu valor, realça o papel da axiomática de
medição conjunta (ver, Nickerson, McClelland e Petersen, 1990).