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A perspectiva estratégica da análise conjunta no aperfeiçamento do processo ...

Author(s): Castela, Guilherme cv logo 1 ; Purificación Gallindo, Maria da cv logo 2

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/4861

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Estatística multivariada; Análise conjunta; Marketing; Estratégia; Desenho de experiências; Desenhos factoriais fraccionários ortogonais assimétricos; Metodologia de qualidade de Taguchi


Description
A metodologia da Análise Conjunta (AC), encontra-se ligada à Teoria da Decisão a um nível mais complexo e, dentro das técnicas de estatística multivariada ocupa, como técnica de dependência, um espaço exclusivo (ver, Luce e Tukey, 1964; Green e Srinivasan, 1978; Hair, Anderson, Tatham e Black, 2000; Luque Martinez, 2000). Ao medir o efeito conjunto de variáveis independentes (atributos), geralmente nominais, sobre uma variável explicada ordinal (preferência), prevê a escolha de um indivíduo face a várias alternativas de conceito de produto ou de serviço, tendo por base regras de compensação (ver, Lancaster, 1966; Lynch, 1985; Louviere, 1994). A necessidade de que cada dado se possa interpretar, como o grau do efeito conjunto das variáveis independentes associadas ao seu valor, realça o papel da axiomática de medição conjunta (ver, Nickerson, McClelland e Petersen, 1990).
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
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