Detalhes do Documento

A inclusão no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso

Autor(es): Dias, Melânia Maria Salgado cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/454

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Teses; Inclusão; Necessidades educativas especiais; Apoio educativo; Trabalho individualizado; Regime educativo especial; REE; Cooperação


Descrição
Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2006 Este estudo aborda o tema da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) numa turma do Ensino Regular e, de modo específico, um “aluno-caso”. Como todos sabemos, nem sempre é fácil delinear programações para incluir toda uma diversidade de alunos com características sócio-culturais, emocionais, étnicas e comportamentais plurais, porque a inclusão pressupõe mudança e as mudanças são geralmente difíceis de assumir. A Escola, enquanto instituição, terá que se reestruturar de forma a responder com eficácia a todos os alunos. Com este trabalho, vamos questionar até que ponto a inclusão de alunos com NEE está a ser feita com sucesso, centrados de modo específico no caso do “ João”. Trata-se de uma investigação qualitativa, com recurso à estratégia do estudo de caso, tendo a recolha de dados sido realizada através da observação do aluno numa turma do ensino regular, onde está inserido, de entrevistas feitas aos três professores do ensino regular, que o acompanharam no ano lectivo 2004/05, à psicóloga dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) e ao próprio aluno. Faremos também a análise documental dos dados relativos ao processo individual do protagonista do nosso estudo. O estudo permitiu-nos caracterizar o “aluno-caso”, evidenciando a importância dos factores escolares, sociais e familiares para a inclusão efectiva e a ineficácia da mesma quando estes falham, designadamente em termos de recursos humanos e materiais e de condições institucionais.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, José Alberto Mendonça
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia