Autor(es):
Pinto, Ana Catarina Paredes
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3527
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Marketing; Identidade; Imagem corporativa; Comunicação
Descrição
Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013 Quando uma marca é apresentada ao mercado deve trazer consigo um conjunto de características
que, por si só, têm a obrigação de constituir uma mais valia relativamente àquelas que já eram do
conhecimento público. Mas, para maximizar o seu valor, as empresas devem projectar uma
gestão eficaz da marca que não se esgote na sua simples criação.
A busca pela diferenciação e a necessidade de melhor satisfazer todas as necessidades do seu
público, fazem com que a marca, actualmente caracterizada como um património inestimável,
assuma preponderante importância na gestão de marcas, sendo o seu maior desafio conseguir que
os seus interlocutores tenham a percepção de uma marca única. Deste modo, o alinhamento entre
a identidade e a imagem da marca torna-se um processo incontornável para a gestão empresarial.
Neste contexto, a revisão da literatura, primeira parte deste trabalho, incide sobre os alguns dos
principais aspectos do branding interno, através de uma abordagem conceptual à identidade e
imagem interna da marca, analisando os conceitos e definições de acordo com vários autores,
com o objectivo de salientar a importância do alinhamento entre ambos os construtos e a
influência exercida pela comunicação organizacional neste processo.
Na segunda parte, é descrita a metodologia utilizada neste estudo de caso que pretende verificar a
existência de congruência entre a visão corporativa de uma empresa de material clínico e a
imagem percebida pelos seus colaboradores.
Por último, os resultados obtidos confirmam a ausência de congruência entre a identidade e a
imagem interna da empresa, pelo que se avança com algumas sugestões correctivas e um plano
de melhoria.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Mendes, Júlio; Pereira, Luis Nobre