Document details

O perfil dos estudantes maiores de 23 anos na Universidade do Algarve

Author(s): Gonçalves, Teresa cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3140

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Estudantes não-tradicionais; Ensino Superior; Processo de Bolonha


Description
Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 A introdução do Processo de Bolonha nas universidades portuguesas trouxe mudanças significativas no mundo académico, nomeadamente a maioria das licenciaturas passou de quatro ou cinco anos para apenas três, aumentou a oferta de mestrados e pós-graduações e, mais recentemente, registou-se um boom quanto ao número de inscrições em cursos pós-laborais por parte de alunos “Maiores de 23 anos”, designados, pela literatura da especialidade, de estudantes “não-tradicionais”. Através da utilização de uma metodologia quantitativa e qualitativa pretendemos caracterizar os estudantes maiores de 23 anos da Universidade do Algarve, sob diversos pontos de vista – económico, social, cultural, uma vez que as investigações no âmbito desta matéria são ainda muito escassas em Portugal. Por esta razão tornou-se fundamental caracterizar e traçar um perfil do estudante adulto: conhecer os principais motivos que os levaram a regressar aos estudos e compreender a qualidade dos processos de aprendizagem, a estrutura e o clima organizacional vivido na Universidade do Algarve. Os resultados obtidos revelam a existência de uma variedade de motivos - de ordem pessoal, social e profissional. Os sujeitos da investigação, apesar de identificarem alguns aspetos positivos relativamente ao regime de acesso e ao processo de adaptação e de integração, sublinham alguns obstáculos, como a conciliação entre o trabalho e a família e dificuldades para responderem às exigências académicas dos cursos que frequentam. Os resultados obtidos permitem caracterizar os estudantes M23 da Universidade do Algarve e sugerir um conjunto de recomendações com vista à melhoria da sua situação académica.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Quintas, Helena
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU