Author(s):
Gonçalves, Teresa
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3140
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Estudantes não-tradicionais; Ensino Superior; Processo de Bolonha
Description
Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 A introdução do Processo de Bolonha nas universidades portuguesas trouxe mudanças significativas no mundo académico, nomeadamente a maioria das licenciaturas passou de quatro ou cinco anos para apenas três, aumentou a oferta de mestrados e pós-graduações e, mais recentemente, registou-se um boom quanto ao número de inscrições em cursos pós-laborais por parte de alunos “Maiores de 23 anos”, designados, pela literatura da especialidade, de estudantes “não-tradicionais”.
Através da utilização de uma metodologia quantitativa e qualitativa pretendemos caracterizar os estudantes maiores de 23 anos da Universidade do Algarve, sob diversos pontos de vista – económico, social, cultural, uma vez que as investigações no âmbito desta matéria são ainda muito escassas em Portugal. Por esta razão tornou-se fundamental caracterizar e traçar um perfil do estudante adulto: conhecer os principais motivos que os levaram a regressar aos estudos e compreender a qualidade dos processos de aprendizagem, a estrutura e o clima organizacional vivido na Universidade do Algarve.
Os resultados obtidos revelam a existência de uma variedade de motivos - de ordem pessoal, social e profissional. Os sujeitos da investigação, apesar de identificarem alguns aspetos positivos relativamente ao regime de acesso e ao processo de adaptação e de integração, sublinham alguns obstáculos, como a conciliação entre o trabalho e a família e dificuldades para responderem às exigências académicas dos cursos que frequentam. Os resultados obtidos permitem caracterizar os estudantes M23 da Universidade do Algarve e sugerir um conjunto de recomendações com vista à melhoria da sua situação académica.