Autor(es):
Ramos, Célia M. Q.
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3098
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Modelação em painéis dinâmicos; Previsão; Procura turística; Sistemas de informação; Turismo electrónico (eturismo); Vectores autoregressivos em dados em painel
Descrição
Tese de dout., Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão (Econometria), Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2011 A tese aborda o facto do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e de
Comunicação em turismo terem facilitado a partilha, comunicação e reserva de produtos
turísticos através da Internet, o que tem provocado um acentuado crescimento da
procura turística através deste canal de distribuição.
A procura turística efectuada através da Internet, reveste-se de uma importância cada
vez maior em consequência do crescimento acentuado do número de reservas online
observado nos últimos anos, originando inclusive o surgimento de um novo tipo de
viajante: o turista mais experiente, sofisticado e sábio, que procura valores excepcionais
nas suas viagens. A análise da procura turística atual não pode negligenciar as
características do turismo electrónico, dado que o volume de compras de produtos
turísticos efectuado através da Internet é cada vez mais acentuado.
Neste contexto, os modelos de dados em painel apresentam-se como abordagem
indicada para a análise da procura turística. Devido às suas características, permitem a
utilização de dados de séries temporais e seccionais, possibilitando também a inclusão
de variáveis sociais e variáveis observadas ao longo de um período de tempo.
O principal objectivo do presente estudo materializa-se na resposta às seguintes
questões: Se as TIC, principalmente a Internet, têm contribuído para o aumento da
procura turística de um determinado país? Se as TIC motivam ou limitam o
desenvolvimento da atividade turística? Que tipo de contribuição as TIC dão ao
aumento da procura turística?
A metodologia proposta para modelar e estimar a procura turística através de macro
painéis é baseada em: (i) a formulação de hipóteses baseada na teoria da procura; (ii) a
especificação do modelo da procura turística; (iii) a recolha de dados considerados
relevantes para o estudo da procura turística; (iv) a modelação e estimação da procura
turística; (v) testar as hipóteses consideradas; (vi) efetuar previsões e (vii) avaliar os
resultados da previsão.
A investigação empírica analisou a procura turística através de modelos de dados em
painel, recorrendo a modelos contemporâneos (estáticos), dinâmicos (ARDL), com
mecanismos corretores de erros através de uma equação única (ECM) e através de
vectores autoregressivos (VECM).
Os resultados permitem concluir que quanto maior o número de utilizadores de Internet
maior a probabilidade de a procura turística aumentar. Neste contexto, é de salientar a
elevada relevância da presença online de um organismo público ou privado, ligado à
atividade turística, quer para consulta quer para compra de componentes de viagem.
As conclusões apuradas da modelação e da estimação da procura turística efectuada
através de dados em painel de grandes dimensões, permitem concluir que o ambiente
tecnológico que envolve a atividade turística tem incentivado o aumento da procura
turística e que pode ser um dos factores que a determinam na conjuntura que caracteriza
a sociedade atual.
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando