Autor(es):
Agostinho, Lília Maria Pires Viegas
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/235
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Teses; Educação de infância; Jardim de infância; Participação; Contexto educativo; Crianças; Direitos de participação; Direitos de protecção
Descrição
Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006 Com o presente trabalho pretendemos compreender, no contexto de numa sala de Jardim de Infância, como é que a criança participa de forma activa, enquanto interveniente no processo educativo, mais concretamente, no que concerne à planificação e operacionalização do currículo.
Recolheram-se as suas próprias opiniões, foram ouvidos os pais e a Educadora de Infância. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados contidos nas respectivas entrevistas e criada uma grelha de categorização, tendo por base os elementos recolhidos junto de cada grupo de entrevistados, com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e, seguidamente, se proceder à triangulação dos mesmos.
Os nossos resultados apontam para a presença de um contexto educativo onde as crianças são respeitadas como pessoas, detentoras de saberes e potencialidades. As crianças são cidadãs, capazes de se organizarem numa cultura própria, sustentada nas vivências e nas interacções que estabelecem, com os seus pares, com os adultos e com a comunidade.
Verifica-se que os Direitos de Protecção lhes são assegurados, sem interferência nos Direitos de Participação. A oportunidade da criança desempenhar um papel activo traduz-se na possibilidade de optar, tomar decisões, partilhar saberes e interferir na vida daqueles que a rodeiam.
O Trabalho que se desenvolve neste Jardim de Infância tem, ainda, subjacente à sua prática educativa, uma Educadora mediadora do currículo, e as famílias enquanto intervenientes efectivas do mesmo.