Author(s):
Agapito, Dora
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/1797
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Imagem do destino; Abordagem cognitiva-afectiva; Recomendação; Turistas; Residentes
Description
Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010 O estudo da imagem dos destinos turísticos tem vindo a afirmar-se como instrumento
de diferenciação, contribuindo para o aumento da competitividade dos destinos. Apesar
de ser um tema bem documentado na literatura, assiste-se a uma carência de estudos
que permitam comparar as perspectivas dos turistas, público pelo qual as organizações
responsáveis pela gestão dos destinos competem pela atenção, com a dos residentes,
actores passivos e activos no processo de formação da imagem do destino.
O principal objectivo do estudo consiste em medir a imagem percebida de Lagos,
concelho da região do Algarve, enquanto destino turístico, comparando as perspectivas
dos turistas e dos residentes, numa abordagem cognitiva, afectiva e comportamental.
Na investigação empírica recorre-se a uma metodologia mista, que permite detectar,
numa fase exploratória, atributos para a análise da componente cognitiva,
possibilitando uma abordagem holística, através da utilização de questões abertas. A
aplicação de questionários a uma amostra de 379 turistas e de 378 residentes possibilita
uma metodologia quantitativa, com recurso a indicadores descritivos, a testes de
hipóteses e à técnica multivariada CHAID.
Os resultados obtidos apontam para uma imagem global positiva do destino, na
perspectiva dos dois públicos. Os atributos que, de forma mais consensual, se associam
a Lagos são o “clima” e as “praias”, muito embora as variáveis referidas não tenham
poder discriminatório significativo relativamente à variável dependente
“recomendação do destino a amigos e familiares”, na análise CHAID. Neste aspecto,
na perspectiva dos turistas, o “património cultural de grande interesse” é a variável
explicativa mais significativa, enquanto que, para os residentes, esta traduz-se no “bom
nível de preços”. Na abordagem afectiva, ambos os públicos associam o destino aos
adjectivos “dinâmico/excitante/agradável”.