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Educação e formação de jovens e adultos: um passo para uma maior coesão social ...

Autor(es): Bento, Alexandra cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/1645

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Aprendizagem ao longo da vida; Educação e formação de jovens e adultos; Qualificação; Inserção socioprofissional; Mercado de trabalho


Descrição
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 Com a instabilidade económica, o aumento do desemprego e a crescente competitividade no mercado de trabalho, a aposta na Aprendizagem ao Longo da Vida torna-se um conceito-chave, o qual, tendo em conta a sua pertinência, deve ser cada vez mais alvo de estudos e investigações. É neste contexto que o presente projecto de estágio foi desenvolvido no âmbito do 2.º Ciclo do Mestrado em Ciências da Educação - via Profissional com especialização em Educação e Formação de Adultos. O estágio incidiu sobre os cursos de Educação/Formação para Jovens e Adultos, promovidos pela Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa de Estoi e foi realizado durante os meses de Janeiro a Junho de 2010. Com este projecto tivemos como principais objectivos: conhecer todo o processo de Educação e Formação de Jovens e Adultos do Agrupamento Vertical de Escolas de Estoi, nomeadamente da Escola Sede, a Básica de 2º,3º ciclos Poeta Emiliano da Costa; e saber de que modo este estabelecimento escolar contribui para uma maior qualificação e inserção socioprofissional dos formandos que o frequentam. Para tal, foram realizadas diversas actividades: observação livre de todo o processo educativo; apoio no processo burocrático destes cursos; aplicação de inquéritos por questionário; realização de entrevistas; e divulgação da oferta formativa da Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa junto da comunidade residente na zona rural de Faro. Os dados obtidos através da aplicação dos instrumentos de recolha de dados permitiram o conhecimento da opinião dos formandos e ex-formandos acerca dos cursos EFA e cursos CEF; perceber o contributo destes cursos na inserção socioprofissional dos formandos que o frequentaram; conhecer o contributo destes cursos no desenvolvimento pessoal dos ex-formandos e no seu prosseguimento de estudos. Para além disso, os dados permitiram conhecer as funções e o papel desempenhado pelos diferentes profissionais que integram a equipa profissional destes cursos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Quintas, Helena
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