Detalhes do Documento

Aplicação do método de aprendizagem baseado na análise de problemas ao ensino d...

Autor(es): Rendas, António Bensabat cv logo 1 ; Gamboa, Teresa cv logo 2 ; Neuparth, Nuno cv logo 3 ; Carmo, Miguel Mota cv logo 4 ; Botelho, Maria Amália cv logo 5 ; Fradique, António cv logo 6 ; Pereira, Cristina cv logo 7 ; Ramalho, V. cv logo 8 ; Ribeiro, J. Silva cv logo 9 ; Ferreira, Gonçalo Cordeiro cv logo 10

Data: 1993

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/3341

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Aprendizagem Baseada na Análise de Problemas; Fisiopatologia; Educação Médica Pré-Graduada


Descrição
Educação Médica 1991; 2 (2): 29-40 O método de aprendizagem baseado na análise de problemas está a ser utilizado, de uma forma limitada, no ensino da Fisiopatologia desde 1988 e após um ano de preparação dos recursos humanos e materiais. A experiência dos dois primeiros anos revelou que, apesar do método estar apenas a ser aplicado numa única disciplina de um curriculum tradicional, o aproveitamento dos alunos ao longo do ano melhorou e que o mesmo sucedeu no exame final. Os alunos consideraram o método como muito estimulante para a aprendizagem embora trabalhoso. Apesar de terem sido utilizados problemas contendo uma quantidade limitada de informação, os alunos seguiram as várias fases do método de uma forma adequada. No entanto o pessoal docente já decidiu que no próximo ano académico (1991-1992) serão utilizados problemas completos para estimular ainda mais o raciocínio e a aprendizagem num contexto clínico. Summary:A limited version of the problem- based learning method is being used in the discipline of Pathophysiology since 1988 after one year of preparation including both the faculty and the learning materiais. The evaluation of the first two years showed an improvement in the performance of the students both in the final exams and during the year. The students also considered the method very stimulating for learning although they felt the need of an extra effort. Despite the fact that we were using in complete cases the steps of the method were followed. Neverthless the faculty has already decided that in the next academic year (1991-1992), complete cases will be used for further improvement of the reasoning process within the clinical context.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia