Author(s):
Lourenço, Isabel Maria Mota Heitor
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/1940
Origin: Repositório Institucional da UNL
Description
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Física Laboratorial, Ensino e História da Física O processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais complexo e exige do docente uma grande dose de criatividade e de conhecimento diversificado, de modo a poder alargar o leque de metodologias e estratégias que tem ao seu alcance e auxiliar os seus alunos no longo caminho a percorrer. A História da
Ciência surge como uma dimensão importante na promoção da cidadania e do conhecimento das ciências como integrando o que chamamos “cultura geral”.
Mas estarão os professores preparados para enfrentar este novo desafio?
Neste trabalho investigou-se a introdução das mais importantes etapas históricas do conhecimento do Electromagnetismo em diferentes níveis de ensino. O electromagnetismo é, indubitavelmente, uma das áreas em que os alunos apresentam ideias alternativas mais resistentes em Física.
Como referencial teórico para o desenvolvimento da metodologia aplicada, é
utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvida por Ausubel nos
anos sessenta e alguns instrumentos facilitadores dessa aprendizagem que se
inserem em ambientes construtivistas, os mapas de conceitos, “V” de Gowin,
programas de Modelação e Simulação.
Foram elaborados testes diagnósticos para diferentes níveis de ensino (7º, 9º e 11º anos), e aplicados a alunos de três escolas diferentes localizadas na Grande Lisboa. Estes testes tiveram como objectivo identificar os conceitos alternativos que os alunos trazem consigo para a sala de aula e que frequentemente continuam a apresentar após o processo de ensinoaprendizagem
do Electromagnetismo. Como complemento deste trabalho foram analisados Manuais Escolares, no que concerne o estudo do conceito de
campo electromagnético, relativos aos anos referidos, comparou-se com as respectivas orientações curriculares aprovadas pelo Ministério da Educação,com o propósito de sugerir algumas ideias de como aplicar a História da Física no ensino da Física.