Detalhes do Documento

Moodle na FCTUNL

Autor(es): Fernandes, João cv logo 1 ; Maneira, António cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/1645

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): moodle; universidade; e-learning; gestão; plataforma; colaboração; decisores


Descrição
Desde o primeiro semestre do ano lectivo 2004-2005, a FCTUNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) tem vindo a utilizar o Moodle como sistema de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, em contextos de uso que vão desde o de apoio a aulas presenciais, cursos a distância, páginas de projectos ou de grupos de alunos. Esta utilização, com impacto nas práticas de um largo número de professores e alunos, teve origem em acontecimentos informais, bottom-up, contribuindo, a par do projecto Universalidade dos Saberes, à criação do Laboratório de e.Learning, com responsabilidades de gestão. Neste artigo, os autores, acompanhando de perto o desenvolvimento da iniciativa, apresentam um breve resumo do percurso do Moodle@FCTUNL, caracterizando-o recorrendo a alguns indicadores quantitativos e qualitativos recolhidos no contexto do trabalho das diversas equipas envolvidas. São partilhadas ainda algumas lições aprendidas pelos mesmos, de particular interesse para equipas de gestão de iniciativas semelhantes, e ideias para futuros possíveis num contexto mais alargado de melhoria do acesso à informação, comunicação, colaboração e ensino-aprendizagem em instituição do ensino superior recorrendo às tecnologias e redes.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia