Num panorama de crescente utilização da internet e nomeadamente da Web 2.0 nos mais variados contextos profissionais e pessoais é necessária a promoção de um conjunto de novos conhecimentos, capacidades, competências e atitudes no ensino por forma a fazer chegar a mais pessoas formas inclusivas de literacia digital. Descreve-se aqui um estudo em curso onde se desenvolveu e aplicou um modelo de ensino-aprendizag...
Este manual, constituído por vários módulos, pretende ajudar os utilizadores do Moodle@FCT a dar os primeiros passos. Pretendemos demonstrar a simplicidade do Moodle e assim motivar os professores para a utilização da plataforma como suporte das suas suas actividades lectivas, reforçando a interacção entre alunos e professores.
Este manual, constituído por vários módulos, demonstra os primeiros procedimentos na edição de uma página moodle para funcionar como página de uma disciplina. Os módulos deste manual explicam a interface de página, o modo de edição, o editor HTML do moodle, o upload de ficheiros e utilização de um fórum.
Este guião de apoio à formação tem como objectivo apoiar docentes na (1) criação e configuração de um glossário no moodle para diferentes contextos aprendizagem e avaliação e (2) moderação de actividades colaborativas com base no glossário do moodle.
Este guião de apoio à formação tem como objectivo apoiar docentes em (1) aprender boas práticas no design de páginas web, (2) conhecer aspectos de versatilidade do moodle e (3) configurar o bloco "course menu".
Este guião de apoio à formação tem como objectivo apoiar docentes na (1) criação de um powerpoint interactivo com conteúdos multimédia e (2) aprender boas práticas no desenvolvimento de materiais de estudo.
Desde o primeiro semestre do ano lectivo 2004-2005, a FCTUNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) tem vindo a utilizar o Moodle como sistema de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, em contextos de uso que vão desde o de apoio a aulas presenciais, cursos a distância, páginas de projectos ou de grupos de alunos. Esta utilização, com impacto nas práticas de um largo núm...
To show with the case of Applied Optics (AO), the adequacy of blended learning to the teaching/learning process in experimental Science and technology (S&T).
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