Autor(es):
Miranda, Adelaide
; Lemos, Ana
; Claro, Ana
; Miguel, Catarina
; Melo, Maria João
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/13240
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Cor; Iluminura
Descrição
in Varia, Revista do IHA, N.5 (2008), pp.228-245 A cor na iluminura medieval portuguesa: uma abordagem interdisciplinar, foi o nome dado ao projecto que começou pelo estudo de dois manuscritos datados, do fundo do Mosteiro de São Mamede do Lorvão, os designados, Livro das Aves e o Apocalipse do Lorvão: apesar da diversidade do fundo a identificação destes dois manuscritos com cólofons, em que surge referência à datação e ao local de produção, torna-os especialmente importantes. Foi em torno deles que se juntaram duas equipas de investigação, a de História de Arte e a de conservação e Restauro. Para os historiadores de arte, apesar destes manuscritos terem sido objecto de vários estudos, permaneciam dúvidas quanto à sua genealogia, à existência de um scriptorium com capacidade para os produzir, à constituição e qualidade da paleta de cores e à s opções estéticas dos iluminadores. à partida estávamos conscientes da originalidade que estes manuscritos apresentavam no contexto da iluminura do românico. Contudo,era necessário um estudo rigoroso que só uma caracterização material podia dar resposta; um estudo dos materiais pictóricos e técnicas que permitisse obter o máximo de informação, no estado actual dos conhecimentos, nomeadamente quanto à composição das tintas e construção da cor. Assim nasceu o grupo interdisciplinar que partindo destes dois manuscritos estendeu a sua pesquisa aos restantes do fundo do Lorvão, conservados na DGARQ / Torre do Tombo, pertencentes ou atribuÃdos ao século XII â 1º quartel do século XIII. Com base no perÃodo cronológico estabelecido foram seleccionados nove manuscritos, representativos de uma grande riqueza artÃstica e de uma diversificada paleta de cores, a partir dos quais foram elaborados estudos codicológicos bem como uma análise dos dados estilÃsticos e iconográficos. Esta análise será ulteriormente aprofundada no âmbito do projecto âA cor da iluminura medieval portuguesa no contexto Europeu: partilha e singularidadeâ.