Autor(es):
Macedo, Rita
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/13144
Origem: Repositório Institucional da UNL
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Doutor em Conservação e Restauro, ramo de Teoria, História e Técnicas da Produção ArtÃstica A dissertação que aqui se apresenta partiu da necessidade de colocar em confronto as bases
éticas da conservação e restauro, que assentam na defesa da materialidade histórica, com a
progressiva desmaterialização da arte que ocorre a partir da década de 60 em diante. A
organização do trabalho implicou, na escrita, a distinção entre duas partes: uma históricoteórica
e a outra de carácter mais prático. Na primeira parte procurámos justificar a
progressiva tendência histórica para a desmaterialização do suporte artÃstico bem como a
consequente necessidade de um re-pensamento dos aspectos éticos e práticos da
conservação, com particular atenção à documentação do ponto de vista autoral. Na segunda
parte da dissertação apresentamos um conjunto de oito casos práticos, a partir de obras de
oito artistas portugueses â Henrique Ruivo, Lourdes Castro, Noronha da Costa, Ana Vieira,
Alberto Carneiro, João Vieira, René Bertholo e Helena Almeida - todos com inÃcio de
carreira na década de 60. Procurámos reunir, com base numa investigação em torno dos
aspectos da criação da obra, mas também da sua recepção, informação detalhada sobre
materiais constitutivos, sua origem e semântica, técnicas, processos criativos, bem como a
posição de cada autor relativamente ao envelhecimento das obras em análise. Para o efeito
procedemos a um conjunto de entrevistas presenciais aos artistas em questão, directores de
museus e curadores â com envolvimento com as obras daqueles - bem como ao
levantamento da fortuna crÃtica associada à s obras seleccionadas. Um dos aspectos que se
revelou decisivo ao longo do trabalho foi o da investigação dos processos criativos, central
para obras cuja autenticidade não se pode resumir a qualquer noção de originalidade
material, podendo contudo ser alicerçada na investigação e documentação do processo
criativo, realizado essencialmente a partir do ponto de vista autoral. O trabalho efectuado
teve também como objectivo a compreensão das condições reais de conservação
documental das peças. ConcluÃmos: a necessidade de se proceder à documentação
(inscrição) como forma de conservação; o papel imprescindÃvel de uma historiografia da
arte mais centrada nos aspectos da preservação; a urgência de formar profissionais
preparados para desempenhar esta tarefa; bem como a indispensabilidade de ferramentas
que permitam a organização da informação e a sua disponibilização, no âmbito da
comunidade envolvida na arte contemporânea, e ao público em geral.