Detalhes do Documento

Geometria: um estudo sobre ângulos e polígonos, no 9º ano de escolaridade, com ...

Autor(es): Salvador, Cátia Mariana de Oliveira Ferreira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/10198

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Ambientes de geometria dinâmica; GeoGebra; Geometria; Tecnologias


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário O presente estudo pretende analisar qual o contributo do ambiente de geometria dinâmica – GeoGebra - na aprendizagem da geometria, nomeadamente, no estudo de ângulos e polígonos, com alunos do 9º ano de escolaridade. Através do uso deste software em sala de aula, procurou-se ter uma melhor compreensão do interesse e motivação dos discentes, e de que modo o seu uso contribui para a aprendizagem de novos conceitos. A revisão de literatura baseou-se essencialmente na utilização das tecnologias na escola, nomeadamente, no ensino da matemática e particularizou-se para a aprendizagem em ambientes de geometria dinâmica. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e recorreu a estudo de caso. A investigadora assumiu o papel de observadora participante e assistiu a todas as aulas que fazem parte deste trabalho. Na recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: notas de campo, registo de vídeo, inquéritos, entrevistas semiestruturada e documentos produzidos pelos alunos. Na análise de dados são descritas e analisadas as tarefas e exercícios realizados pelos quatro alunos em estudo. Estes apresentaram, de início, algumas dificuldades no manuseamento da ferramenta, no entanto, com o decorrer das aulas notou-se um melhor desempenho, o que os levou a ter mais confiança na resolução das tarefas e, consequentemente, menos tempo de execução. Nas últimas aulas apresentaram fluidez de raciocínio e confiança no trabalho realizado, mostrando que tinham aprendido os conceitos de ângulo, ângulo ao centro e ângulos inscrito numa circunferência, as propriedades que relacionam os ângulos ao centro, ângulos inscritos e arcos de uma mesma circunferência e as propriedades relativas à soma dos ângulos internos de polígonos convexos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Domingos, António
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia