Autor(es):
Simões, Sandra Isabel Fernandes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9922
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão; Lazer; Actividades ao ar livre; Comunidades virtuais
Descrição
A era da informação e do conhecimento, associada aos desenvolvimentos
tecnológicos, revolução da internet e disseminação das comunidades Online
trouxeram um conjunto de novos desafios ao tecido empresarial. Os
consumidores, cada vez mais exigentes, sofisticados e interventivos passaram
a ser reconhecidos como elementos integrantes da cadeia de inovação,
constituindo-se como motores centrais de um mercado em permanente
mutação.
A participação massiva em comunidades Online despoletou a emergência de
pools de conhecimento e informação, derivadas de interações permanentes e
geradoras de inovação coletiva e passa-palavra, afetando a dinâmica
empresarial. Procurando canalizar estes recursos, importa incorporar
mecanismos facilitadores do acesso, gestão e integração das fontes externas
na moldura empresarial, incentivando o desenvolvimento de ferramentas de
crowdsourcing.
As comunidades Online agregam pessoas em torno de áreas de interesse
comuns, podendo contemplar interações Online e Offline e motivando a
partilha espontânea e a resolução conjunta de necessidades. Neste contexto,
destaca-se um conjunto de consumidores que, pelas suas caraterísticas
específicas, representam uma minoria capaz de antecipar necessidades e
desenvolver soluções que respondem às futuras expetativas do mercado.
Estes consumidores-inovadores ou Lead Users são valiosos para as
empresas, pois têm uma perspetiva enquanto consumidores, conseguindo ver
para além das equipas de investigação e desenvolvimento.
Sendo consumidores especiais e entendidos enquanto tal, gozam de
credibilidade junto dos seus pares, desempenhando um papel de influência e
mobilização das comunidades em que se inserem. Quando em contextos
Online, a sua influência ganha expressão exponencial, orientando o rumo e
motivando a partilha e interação. As comunidades do tipo hobbies tendem no
sentido de uma maior motivação intrínseca, gerando maior partilha.
Considerando o novo paradigma, e procurando reforçar a importância das
comunidades Online enquanto fontes de conhecimento e inovação, a
netnografia emerge como metodologia que permite aceder a este recurso
valioso. É neste contexto que se organiza a presente investigação, tendo como
objeto de estudo empírico o Fórum BTT e confirmando a importância das
comunidades Online enquanto espaços de partilha e interação, nos quais os
Lead Users geram ciclos de inovação entre consumidores. The information and knowledge age coupled with technological developments,
the Internet revolution and disseminating online communities have brought a
new set of challenges to business and industry. Consumers who are more and
more demanding, sophisticated and interventionalist have been recognized as
integral elements of the innovation chain, constituting themselves as central
engines of a constantly changing market.
The massive participation in online communities triggered the emergence of
pools of knowledge and information derived from constant interactions that
generate collective innovation and word spreading, affecting the business
dynamics. Looking for channeling these resources, it is important to incorporate
mechanisms to facilitate the access, management and integration of external
sources in the frame business, encouraging the development of tools for
crowdsourcing.
Online communities aggregate people around areas of common interest and
may include interaction Online and Offline, motivating spontaneous sharing and
collective solution of needs. In this context, there is a set of consumers who,
due to their specific characteristics, represent a minority able to anticipate
needs and develop solutions that respond to future market expectations. These
innovative consumers or Lead Users are extremely valuable to companies as
they have a perspective as consumers, able to see beyond the research and
development teams.
Being special consumers and recognized as such, they enjoy credibility among
their peers and play an important role by influencing and mobilizing the
communities in which they operate. When in Online contexts, their influence
wins exponential expression, directing and motivating towards sharing and
interaction. Communities like hobbies tend towards a greater intrinsic
motivation, leading to greater sharing.
Given the new paradigm and seeking to enhance the importance of Online
communities as sources of knowledge and innovation, netnography emerges
as a methodology that allows access to this valuable resource. It is in this
context that this research is organized, having as object of empirical study the
MTB Forum and confirming the importance of Online communities as spaces
for sharing and interaction, in which the Lead Users generate innovation cycles
among consumers. Mestrado em Gestão