Detalhes do Documento

Inadaptação do sistema escolar português

Autor(es): Coelho, Carlos Meireles cv logo 1

Data: 1980

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9855

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): reforma do sistema educativo; democratização da educação; igualdade de oportunidades; sucesso escolar; diferenciação curricular; formação profissional; pré-profissionalização; classes de apoio; pedagogia de apoio; educação especial; formação permanente de professores


Descrição
Em 1979, Ano Internacional da Criança, a reforma Veiga Simão (1973) não chegou a ser implementada e o sistema educativo português, apesar de algumas alterações pontuais após o 25 de Abril, encontra-se sem uma estrutura coerente para resolver os problemas dos mais de 3 milhões de crianças que temos: mantém-se um sistema selectivo, marginalizador e eliminatório para apurar os 5% que entrarão na universidade. O insucesso escolar atinge níveis inadmissíveis. Para a população considerada «inadaptada» não há lugar na escola nem educação especial. O sistema escolar português apresenta-se, assim, estruturalmente «inadaptado». Torna-se urgentemente necessário repensar os estudos da Unesco (1974) e da OCDE (1976), na sequência do Projecto Regional do Mediterrâneo, para termos um sistema educativo para todos, onde cada um seja orientado para aquilo por que tem interesse e manifesta aptidões, valorizando a diferenciação curricular e a formação profissional e a pré-profissionalização.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia