Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Literacias e competências nos níveis 6, 7 e 8 do QEQ: docência universitária pa...

Coelho, Carlos Meireles; Neves, Maria de Fátima

O Processo de Bolonha procura associar educação e formação, integrando diretamente no ensino superior a componente de empregabilidade e de preparação para a inclusão na vida ativa. E num mundo em constante e acelerado processo de mudança, a releitura desse mundo e a resolução de novos e mais complexos problemas reforça a necessidade de uma (re)aprendizagem permanente que o ensino superior é chamado a dinamizar ...


Prefácio

Coelho, Carlos Meireles

Este livro foi encontrado no espólio do Prof. João Evangelista Loureiro (1926-1986) e publicado no 10.º aniversário do seu falecimento, aquando da inauguração do anfiteatro com o seu nome no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro. A obra pedagógica do Padre Américo (1887-1956), conhecida por Obra da Rua ou Casa do Gaiato, para acolher as crianças abandonadas foi o objeto permanente dos e...


A escolaridade obrigatória e a educação básica: da pré-escolar à pré-profissional

Coelho, Carlos Meireles

Os conceitos de escolaridade obrigatória e de ensino básico andam muitas vezes juntos e são, por isso, facilmente confundíveis, embora estejam longe de ser idênticos. Por outro lado o conceito de educação básica apresenta uma nova dinâmica que implica alterações qualitativas profundas que se estendem da educação pré-escolar à educação pré-profissional, numa perspectiva de educação permanente. Não basta estender...


Inadaptação do sistema escolar português

Coelho, Carlos Meireles

Em 1979, Ano Internacional da Criança, a reforma Veiga Simão (1973) não chegou a ser implementada e o sistema educativo português, apesar de algumas alterações pontuais após o 25 de Abril, encontra-se sem uma estrutura coerente para resolver os problemas dos mais de 3 milhões de crianças que temos: mantém-se um sistema selectivo, marginalizador e eliminatório para apurar os 5% que entrarão na universidade. O in...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor



Data





Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia