O Processo de Bolonha procura associar educação e formação, integrando diretamente no ensino superior a componente de empregabilidade e de preparação para a inclusão na vida ativa. E num mundo em constante e acelerado processo de mudança, a releitura desse mundo e a resolução de novos e mais complexos problemas reforça a necessidade de uma (re)aprendizagem permanente que o ensino superior é chamado a dinamizar ...
Este livro foi encontrado no espólio do Prof. João Evangelista Loureiro (1926-1986) e publicado no 10.º aniversário do seu falecimento, aquando da inauguração do anfiteatro com o seu nome no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro. A obra pedagógica do Padre Américo (1887-1956), conhecida por Obra da Rua ou Casa do Gaiato, para acolher as crianças abandonadas foi o objeto permanente dos e...
Os conceitos de escolaridade obrigatória e de ensino básico andam muitas vezes juntos e são, por isso, facilmente confundíveis, embora estejam longe de ser idênticos. Por outro lado o conceito de educação básica apresenta uma nova dinâmica que implica alterações qualitativas profundas que se estendem da educação pré-escolar à educação pré-profissional, numa perspectiva de educação permanente. Não basta estender...
Em 1979, Ano Internacional da Criança, a reforma Veiga Simão (1973) não chegou a ser implementada e o sistema educativo português, apesar de algumas alterações pontuais após o 25 de Abril, encontra-se sem uma estrutura coerente para resolver os problemas dos mais de 3 milhões de crianças que temos: mantém-se um sistema selectivo, marginalizador e eliminatório para apurar os 5% que entrarão na universidade. O in...
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