Author(s):
Cabrita, Isabel
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/9108
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Matemática; Formação contínua de professores
Description
Consciente da necessidade de se melhorarem as aprendizagens matemáticas dos alunos e do papel decisivo dos respectivos professores neste processo, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Instituições do Ensino Superior, de Portugal, propôs-se levar a cabo um Plano de Formação Contínua em Matemática. A Universidade de Aveiro (UA), não só porque acredita na estrutura organizativa do mesmo mas, principalmente, nos princípios que o norteiam, que revelam, nomeadamente, a importância de um trabalho continuado não tanto para os professores mas sim com os professores, aderiu ao desafio que se lhe colocou. Tendo tido início, no terreno, no ano lectivo 2005-2006, com professores dos 1ºCiclo do Ensino Básico, vive-se o segundo ano da execução de tal Programa da UA (m@c1), agora não só para esses docentes, nas modalidades iniciação e continuidade, como também se estendeu a professores do 2º CEB - m@c2. A avaliação multifacetada a que tais Programas têm sido sujeitos, parece permitir concluir da qualidade da consecução que se perseguem.