Autor(es):
Ferreira, Bruno Joel de Jesus
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8981
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Didáctica das ciências; Coordenação da educação; Investigação educativa; Prática pedagógica
Descrição
Estudos recentes referem um reduzido impacte da Investigação em
Didáctica das Ciências (IDC) nas práticas lectivas dos professores de
Ciências. A complexidade desta problemática implica a compreensão de
contextos específicos, de forma a melhor se poder fundamentar propostas no
sentido de potenciar a articulação referida. No intuito de contribuirmos para o
estudo desta problemática procurámos compreender as percepções dos
Coordenadores dos Departamentos de Ciências sobre:
i) o contributo do cargo que desempenham para o trabalho desenvolvido no
âmbito do da preparação e da implementação do Trabalho Prático (TP); ii) a
relevância de indicadores da Investigação em Didáctica das Ciências para o
TP desenvolvido.
O Trabalho Prático, conceito que engloba Trabalho Laboratorial (TL),
Trabalho Experimental (TE) e Trabalho de Campo (TC), tem desempenhado
um papel central no Ensino das Ciências, todavia, a sua implementação,
segundo estudos recentes, não tem sido coerente com perspectivas actuais de
Educação em Ciências. Procurámos determinar as potencialidades do Cargo
de Coordenação de Departamento de Ciências para o desenvolvimento de
uma atitude de actualização dos professores, promovendo a articulação entre
a Investigação em Didáctica das Ciências e o TP desenvolvido. Não
conhecemos estudos realizados com este grupo de professores, apesar da
especificidade das atribuições que o cargo de Coordenação encerra.
Para o efeito construiu-se uma entrevista que foi administrada a um
Coordenador, num estudo piloto. Posteriormente, administrou-se a entrevista a
oito Coordenadores de Departamento de Ciências, previamente seleccionados
para o estudo principal.
Os resultados obtidos apontam no sentido de os Coordenadores de
Departamento de Ciências constituírem um grupo relevante de professores
que pode contribuir para a articulação entre a IDC e o TP desenvolvido. Os
Coordenadores revelaram algum conhecimento de linhas da investigação da
Didáctica das Ciências; reconhecem a relevância de indicadores da IDC para
as práticas lectivas (apesar de nem todos implementarem TP do tipo
investigativo) e potencialidades do TP segundo as recentes orientações
curriculares. Outro aspecto relevante é a relação, que emanou deste estudo,
entre o Perfil do Coordenador de Departamento de Ciências e o empenho dos
professores de Ciências. Deste estudo emergem algumas implicações para a
organização dos Departamentos de Ciências e para a Formação de
Coordenadores e de professores de Ciências e recomendações para optimizar
a articulação entre a IDC e as práticas lectivas. Recent studies have shown a diminutive impact of Science Education
Research (Sc. Ed. Re.) into teaching practices. The complexity of this issue
implies the comprehension of specific contexts in order to overcome the
mentioned gap. To make a contribution to the study of this issue it seemed
important to understand the perceptions of the Directors of Science Department
about: i) their
contribution to the work developed concerning the preparation and
implementation of Practical Work;
ii) the Science Education Research importance to the Practical Work
developed by Science teachers.
Practical Work (concept that refers to Laboratory Work, Experimental Work
and Field Work) has taken a central place in Science Education. However, the
results achieved through the use of such resource are not satisfying.
We tried to establish the potential of the Directors of Science Department in
the promotion of science teacher’s professional development and in
contributing to bridge the gap between Research and Practice concerning
Practical Work. So far, to our knowledge, there are no studies carried out with
Directors of Science Department, despite of their attributions and specific
functions.
To attain the objectives of this study an interview was prepared. We made
an initial study with a Director of Science Department. Subsequently, height
Directors were carefully selected an interviewed, in the main study.
The results obtained seem to point out the importance of Directors of
Science Department as a prominent group of teachers that can contribute to
bridge the gap between Research and teaching practices. They seem to be
aware of major guidelines of Science Education Research and recognize its
importance (although not all of them implemented investigative work in their
practices) as well as the potential of Practical Work in the present National
Science Curriculum. Another relevant aspect is the relation between the profile
of the Directors of Science Department and the dedication of science teachers.
Some implications resulted from this study regarding the organization of
Science Departments and the Professional Development of Directors of
Science Department and Science teachers as well as suggestions to improve
the relation between Research and teaching practices. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia