Author(s):
Cardoso, Valentina Esteves da Silva Madaleno
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8956
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Psicologia do desenvolvimento; Necessidades educativas especiais; Educação especial; Integração social
Description
A elaboração deste estudo teve como principal objectivo contribuir para a
compreensão do papel da Escola no processo de transição para a vida adulta
de jovens com necessidades educativas especiais. Para tal recorreu-se a
análise das representações sociais de Directores de Turma e dos
Encarregados da Educação, enquanto participantes no processo de decisão
de encaminhamento e de avaliação deste processo, realizado no âmbito da
Transição para a Vida Adulta. Por se tratar de um estudo exploratório, optámos
por realizar entrevistas a doze sujeitos implicados no encaminhamento e
acompanhamento de seis jovens em processo de transição para a vida adulta
de uma escola de Aveiro, cujos casos foram caracterizados como contexto de
referência. Com a análise de conteúdo das entrevistas pretendeu-se
compreender como as representações sociais destes dois grupos, participam
na naturalização da transferência da responsabilidade da transição e da
inclusão social destes jovens, que está formalmente atribuída à Escola, para
processos exteriores à escola. Esta transferência é justificada por dificuldades
inerentes à organização e flexibilização do currículo escolar, que atendesse à
diversidade dos alunos. A abordagem deste problema foi preparada por uma
breve revisão histórica das percepções sociais relativas às pessoas com
deficiência e das respectivas implicações no reconhecimento do direito à
educação. Foi também revista a legislação que impõe restrições a práticas
discriminatórias e propõe a escola inclusiva. Esta implementação tem vindo a
ser acompanhada, a ritmos diferentes, pela revisão de conceitos científicos e
pela alteração das representações sociais dos actores implicados neste
processo de mudança. Mudança que a concretizar-se deveria ter assegurado a
corresponsabilização de diversos agentes sociais da Escola e da Comunidade,
na criação de condições de compatibilização e enriquecimento do currículo
com experiências reais do mundo social e do trabalho. This study aims essentially to contribute for the comprehension of school
participation in the process of transition to adulthood life in youngsters with
special needs. For that, the social representation of teachers in charge of the
class and parents, were analysed, because they are participants in the decision
of choosing and evaluating this process, accomplished in terms of Transition to
Adulthood Life. This is an exploratory study, and for that we chose to perform
interviews to twelve intervenients in the process of supporting six youngsters
transiting to adulthood life, from a school in Aveiro. All this cases were
characterized in order to obtain referral situations. Analysing the content of the
interviews, we aimed to comprehend how the social representations of this two
groups, contribute for the transference of responsibility towards transition and
inclusion of this youngsters, to processes that include others participants
besides school, witch has been the main intervenient. This transference is
justified with the difficulties in the organization and flexibility of the school
curriculums, in a way that it can attend to de diversity of all students. This study
was approached with a brief historical review of social perceptions of people
with handicap and the implications of acknowledging there right to education. It
was also reviewed the legislation that imposes restrictions to discriminatory
attitudes and proposes and inclusive school. At the same time that the inclusive
school is being implemented, scientific concepts are reviewed and social
representations of all the participants in this changing process are transformed.
By accomplishing this change, it’s important to assure that all the social agents
in school and in community accept their responsibility in the creation of a
curriculum enriched and compatible with social and working experiences. Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico