Autor(es):
Marques, Margarida Morais
; Loureiro, Maria João Miranda Nazaré
; Marques, Luís Manuel Ferreira
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8917
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Dinâmicas de interacção; Articulação entre a investigação e as práticas lectivas; Comunidade de prática online; Desenvolvimento profissional de professores
Descrição
Da análise da literatura da especialidade tem emergido que o desenvolvimento profissional de profes- sores pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Testemunho disso é o projecto IPEC (Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção), que promoveu, com recurso a ferramentas de comunicação online, a articulação entre a investigação e as práticas lectivas, assim como o desenvolvimento profissional dos elementos envolvidos no projecto. No âmbito deste projecto surgiram quatro grupos de trabalho, envolvendo professores e investigadores, que conceberam, implementaram e avaliaram módulos curriculares para o ensino das Ciências. Um dos grupos interagiu preferencialmente através de ferramentas de comunicação online, facilitando a análise das suas dinâmicas de interacção, e constituiu uma comunidade de prática que desenvolveu práticas inovadoras, implementadas pelos docentes do grupo e por professores não envolvidos directamente no projecto. Nesta contribuição analisam-se as dinâmicas de interacção do grupo, tendo em vista delinear recomendações relativas ao trabalho docente em comunidades de prática e seus contributos para o desenvolvimento profissional de professores, uma das lacunas da literatura. O estudo realizado é de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e do tipo estudo de caso único, sendo o caso as dinâmicas de interacção do grupo em análise. Estas foram investigadas a partir da análise das mensagens publicadas em fóruns da plataforma online de apoio ao projecto, bem como das estatísticas de utilização da plataforma. From the literature it emerges that teachers’ professional development can benefit
from the use of information and communication technologies. A demonstration of
these benefits is the work developed within the project IPEC (Research and teaching
practices in Science Education: dynamics of interaction), which promoted, using
online communication tools, the articulation between research and teaching
practices, as well the professional development of the elements involved in the
project. In the context of this project four working groups, involving teachers and
researchers, were created that designed, implemented and evaluated Science
education curricular modules. One of the groups interacted mainly through online
communication tools, facilitating the analysis of the group’s dynamics of interaction.
The group established a community of practice and developed innovative practices
that were implemented by the group’s teachers and by other colleagues of theirs
schools that were not directly involved in the project. This contribution presents the
analysis of the group’s dynamics of interaction, in order to suggest
recommendations concerning teachers’ involvement in online communities of
practice and its impact on the teachers’ professional development, one of the
shortcomings of the literature. The study is a single case study (being the case the
group’s dynamics of interaction) and has a qualitative, descriptive and exploratory
nature. The group’s dynamics of interaction were studied through the content
analysis of the messages published in the group’s forums of the online platform of
the project and the statistics of utilisation of that platform.