Da análise da literatura da especialidade tem emergido que o desenvolvimento profissional de profes- sores pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Testemunho disso é o projecto IPEC (Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção), que promoveu, com recurso a ferramentas de comunicação online, a articulação entre a investigação e as práticas l...
A presente comunicação visa divulgar a gestão curricular intencional (GCI) realizada numa comunidade de prática (CoP) online de professores e investigadores, constituída no âmbito do projecto “Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção” (IPEC). Foi desenvolvido um módulo curricular de trabalho de campo na temática da Sustentabilidade, dirigido a alunos do ensino secundário....
Uma das vertentes da investigação em Educação em Ciência visa a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Parece haver uma natural convergência de interesses entre professores e investigadores que, contudo, nem sempre se concretiza em formas de trabalho colaborativo. Este distanciamento entre a investigação e a prática docente foi identificado e tem sido razão para o desenvolvimento de muitos projectos de ...
A presente secção é constituída por seis partes e visa descrever detalhadamente as actividades efectuadas no decurso do projecto IPEC. Após uma breve alusão aos pressupostos, problema, questões de investigação e objectivos do projecto, apresenta-se uma reflexão sobre o seu desenho metodológico. Na terceira secção, sintetiza-se o desenvolvimento do projecto e os seus resultados. Na quarta, analisam-se as consequ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |