Autor(es):
Martins, Lúcia Ferreira
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8540
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão industrial; Gestão estratégica; Gestão da qualidade total; Responsabilidade social das empresas; Pequenas e médias empresas - Indústria do alumínio - Aveiro (Portugal)
Descrição
Esta dissertação tem como intuito tentar perceber a relação que existe entre as
dimensões da orientação para o mercado, qualidade e responsabilidade social
numa PME do sector dos alumínios. Ao tentarmos interligar estes três
conceitos podemos observar, que existe um elemento em comum entre elas,
ou seja, o foco no cliente. Temos de ter em conta que cada vez mais vivemos
num ambiente competitivo e com rápidas mudanças, por isso as empresas tem
de desenvolver actividades que estejam centradas no cliente, não só a fim de
satisfazer as suas necessidades básicas, como indo além das suas
expectativas.
Utilizando como instrumento de recolha um questionário, aplicado a diferentes
membros da empresa, gestão de topo, colaboradores e clientes, realizou-se
uma análise de dados, com o objectivo de observar a aplicação real dos três
conceitos numa empresa. This dissertation has the intention to try to understand the relationship between
the dimensions of market orientation, quality and social responsibility in SME in
the aluminum sector. When trying to connect these three concepts, we can see
that there is a common purpose between them, ie, the customer focus. We
must bear in mind that we live in an increasingly competitive environment and
rapidly changing, so companies must develop activities that are customerfocused,
not only to meet their basic needs, such as going beyond your
expectations.
Using as a tool for collecting a questionnaire applied to different members of
the company, top management, employees and customers, there was a data
analysis in order to observe the actual application of the three concepts in an
organization. Mestrado em Gestão