Detalhes do Documento

A criança com autismo e as respostas educativas - um estudo de caso

Autor(es): Mendes, Catarina Rosa Ferreira Soares cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7729

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação especial; Ensino individualizado; Integração escolar; Crianças em idade pré-escolar; Crianças autistas


Descrição
Partindo da nossa experiência pessoal e profissional relacionada com a Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas educativas concretas face à criança portadora de Perturbação do Espectro do Autismo, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise foi o Jardim de Infância e a Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo frequentados pela criança presente neste estudo. Procuraram-se as características presentes no contexto e a forma como estas confluem no sentido da inclusão, recorrendo à abordagem experiencial no contexto do Jardim de Infância. Foi utilizado o Sistema de Acompanhamento das Crianças que se constituiu como um instrumento essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de crianças, sobre o contexto e sobre a criança individualmente bem como à planificação de linhas gerais de intervenção. Pretendeu-se, pela abordagem experiencial, caracterizar as respostas educativas presentes e contribuir para a promoção do Bem-estar emocional e da Implicação na criança com PEA neste contexto particular. From our personal and professional experience related to Special Education, this work appears as an approach to address specific educational responses to the child with Autism Spectrum Disorder, who attends the educational context. The context in analysis was the kindergarten and the Structured Unit for the Education of Students with Autism Spectrum Disorder frequented by this child. We looked for the features present in the context and how these converge in the sense of inclusion, using the experiential approach in the context of the kindergarten. We used the Support System for Children that was constituted as an essential tool for the observation, evaluation and reflection on the group of children on the context and on the individual child and the general planning of (the) intervention. It was intended, by the experiential approach, characterize the educational responses present and contribute to the promotion of the emotional well-being and of the implication in the child with ASD in this particular context. Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Curricular
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia