Author(s):
Varum, H.
; Oliveira, C.
; Silveira, D.
; Figueiredo, A.
; Costa, A.
; Pereira, H.
; Almeida, J.
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/6843
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Estruturas de adobe; Propriedades mecânicas; Reforço
Description
A terra tem sido usada como material de construção desde tempos imemoriais até ao presente devido às suas qualidades, como métodos de construção simples e conforto interior elevado. Actualmente, um terço da população vive em habitações feitas de terra, devido a razões culturais, climáticas e económicas. Uma grande percentagem destes edifícios está associado a populações rurais com baixos recursos económicos. Existe um grande património arquitectónico, principalmente em países em desenvolvimento, que deve ser preservado. Dos locais e monumentos classificados como “World Heritage”, 10% são construídos em parte ou completamente em terra, e 16% destes estão classificados como património em risco.
Em Portugal, o adobe foi, até muito recentemente, um material de construção comum. Particularmente na região da Beira Litoral, no centro de Portugal, é possível encontrar construções de adobe em quase todos os tipos de edifícios, em zonas rurais e urbanas. Na cidade de Aveiro, aproximadamente 25% dos edifícios foram construídos em adobe, enquanto no distrito de Aveiro, estima-se que 40% dos edifícios são de adobe. Em Aveiro, há numerosos exemplos de edifícios com reconhecido valor cultural, histórico e arquitectónico, nomeadamente os edifícios no estilo “Art Nouveau”. Apesar disto, tem-se vindo a observar uma perda geral do conhecimento tradicional. Por outro lado, pouca atenção tem sido dada ao estudo e conservação deste património histórico. Como consequência, muitos dos edifícios de adobe existentes apresentam várias anomalias e deficiências estruturais e não estruturais.
A Universidade de Aveiro tem vindo a desenvolver vários estudos de construções de adobe, com investigação desenvolvida na caracterização mecânica do material, estudos experimentais do comportamento estrutural de paredes e arcos de alvenaria de adobe.As estruturas de adobe apresentam características muito apelativas relativamente a uma construção mais sustentável com preservação dos recursos naturais. Contudo, quando sujeitas a acções horizontais, como os sismos, estas construções poderão sofrer danos estruturais graves e mesmo o seu colapso total.
Este artigo apresenta resultados da investigação recentemente realizada na Universidade de Aveiro relativamente à caracterização mecânica de blocos de adobe e ao comportamento estrutural de paredes de adobe à escala real sujeitas a acções horizontais. Além disso, os resultados obtidos em ensaios de paredes de adobe reforçadas serão também discutidos.