Author(s):
Santos, Pedro
; Morais, Miguel
; Varum, H.
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/6537
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Pontes em arco; processos construtivos; alvenaria; blocos de betão
Description
Actualmente a construção de pontes de alvenaria em arco é invulgar. Materiais como o
betão armado e o aço correspondem à quase totalidade dos empregues na construção de
obras de arte, que se mostram cada vez mais arrojadas. No entanto, as pontes de
alvenaria de pedra que atravessaram diversos séculos, encontrando-se muitas delas ainda
em pleno funcionamento, são um marco inegável de excelência em engenharia em termos
de segurança e durabilidade. Esta solução construtiva mostra desvantagens em relação às
técnicas utilizadas agora correntemente, nomeadamente: o custo da produção dos blocos,
o tempo e dificuldade de montagem, a necessidade de mão-de-obra especializada. Por
outro lado, deve referir-se que estas tipologias tradicionais demarcam-se pela estética
conseguida e pela durabilidade e quase nula manutenção exigida a estas obras de arte.
Neste trabalho apresenta-se uma solução/processo construtivo de pontes em arco que
ultrapassa as dificuldades tipicamente associadas à construção das pontes de alvenaria
em arco. Pretende-se mostrar que o sistema estudado e proposto poderá ser uma
alternativa às soluções correntes em betão armado em obras de arte de pequeno e médio
vão, com o mesmo equilíbrio estético, longevidade e baixo nível de manutenção das
pontes de alvenaria de pedra clássicas. Foi analisada a exequibilidade de pontes em arco
com recurso a aduelas maciças de betão, com possibilidade de incorporação de resíduos
da construção e demolição na sua produção. A não inclusão de qualquer tipo de armadura
nesta solução traduz-se numa maior durabilidade, eliminando a degradação do betão
associada à corrosão das armaduras.
Propõe-se uma solução integrada de dimensionamento, pré-fabricação de aduelas e
construção em arco para aplicação em passagens inferiores, agrícolas ou hidráulicas, em
obras com vãos até 12 metros, sendo a geometria das aduelas definida por forma a
minimizar as dificuldades e custos de transporte e de colocação em obra. Esta solução
pretende justificar a exequibilidade de construção de pontes em arco, recorrendo a
métodos de construção simples, de rápida aplicação, afirmando-se como uma alternativa
viável às soluções correntes em betão armado.