Author(s):
Coelho, F.
; Morais, M.
; Varum, H.
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/6515
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Description
A avaliação da segurança e a conservação das pontes têm vindo a suscitar
interesse crescente nos últimos anos. O reforço destas estruturas para a acção
sísmica é importante, uma vez que são infra-estruturas fundamentais para a
intervenção das equipas de socorro em acções pós-sismo, mas também pelas
consequências económicas e sociais associadas a eventuais danos severos ou
colapso destas obras. O reforço sísmico passa pela aplicação de sistemas que
permitam atenuar e controlar os efeitos produzidos pelas acções dos sismos.
Actualmente, com o aparecimento de nova regulamentação, como os Eurocódigos e
outras guidelines, e de novos materiais como os polímeros reforçados com fibras (FRP
– Fiber Reinforced Polymer), o reforço de pontes existentes é mais viável,
tecnicamente e economicamente. As vantagens da utilização de sistemas de FRP’s na
reabilitação e reforço de pontes resultam das suas propriedades mecânicas, dado que
possuem elevada resistência mecânica, reduzido peso dos materiais e elevada
resistência à corrosão, aliada à facilidade de aplicação e à disponibilidade de uma
grande diversidade de sistemas de FRP’s no mercado.
Neste trabalho procedeu-se à análise de um viaduto corrente existente, simulandose,
com recurso a um modelo numérico, o seu comportamento estrutural, identificando
e localizando as zonas críticas. Com base nos resultados da avaliação, estudou-se e
propôs-se uma solução de reforço sísmico com base nas indicações do Boletim FIB
14, e de acordo com a filosofia adoptada pelos Eurocódigos. Desse modo, procedeuse
à recolha de informação relativa à obra de arte em estudo e à simulação numérica
da estrutura. Inicialmente procedeu-se à calibração do modelo numérico com recurso
a medições das suas frequências fundamentais. De seguida, desenvolveu-se a
verificação da segurança estrutural ao nível dos elementos. E, por fim desenvolveu-se
uma proposta de reforço sísmico com recurso a sistemas de FRP’s de modo a garantir
a capacidade exigida aos elementos onde a segurança não foi verificada para a acção
sísmica.