Autor(es):
Varum, H.
; Costa, A.
; Silveira, D.
; Pereira, H.
; Almeida, J.
; Martins, T.
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6478
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Descrição
O adobe é um material de construção que apresenta muitas características atractivas: é barato, disponível localmente, biodegradável, reciclável, adaptado a uma vasta gama de solos; apresenta excelentes propriedades térmicas e acústicas; e encontra-se associado a métodos construtivos simples e expeditos que apenas requerem um pequeno consumo de energia. É, assim, um material economicamente viável, cujo uso respeita o equilíbrio ambiental. Em alguns países a construção em adobe está mesmo a tornar-se economicamente competitiva em relação aos comuns métodos construtivos.
A reabilitação e o reforço das construções tradicionais em adobe, tendo em consideração exigências e necessidades modernas, contribuem para a melhoria da qualidade de vida daqueles que as utilizam, e para um aumento dos níveis de segurança associados, particularmente se for assegurado o reforço sísmico. A preservação destas construções também contribui para o reconhecimento das vantagens que o adobe, enquanto material construtivo, apresenta, encorajando o seu uso em construções novas, e permitindo a redução dos esforços e recursos afectos às novas edificações que geralmente substituem as existentes em adobe.
Na Beira Litoral, e em particular no distrito de Aveiro, o adobe foi um material de construção largamente utilizado até ao final da segunda metade do século XX. Actualmente, o adobe pode ainda ser encontrado com abundância em edifícios rurais e urbanos, muitos dos quais possuem valor arquitectónico reconhecido. Uma parte significativa destas construções apresenta, contudo, degradação estrutural e não estrutural pronunciada.
Um grupo de investigação, pertencente ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, tem vindo a desenvolver trabalho para caracterização do vasto parque tradicional construído em adobe existente no distrito de Aveiro. Foram conduzidos ensaios para avaliação da composição e comportamento mecânico de unidades de adobe e de argamassas, e ainda ensaios para análise do comportamento estrutural de paredes de alvenaria e arcos em adobe. Estes estudos foram estimulados pelo reconhecimento da importância da preservação desta herança cultural e arquitectónica e da promoção do adobe como material de construção. Têm como objectivo a criação de uma base de conhecimento que possa suportar a interpretação de patologias estruturais, calibração de modelos numéricos, avaliação da segurança estrutural, e desenvolvimento de soluções de reforço caracterizadas por simplicidade, eficiência e baixo custo.