Detalhes do Documento

Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita

Autor(es): Gomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/6340

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino da língua materna; Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo; Ensino da leitura; Ensino da escrita; Professores do básico 1º ciclo; Papel dos professores


Descrição
O nosso estudo visava identificar e caracterizar representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a interacção leitura-escrita e compreender o impacte que as mesmas poderiam ter no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário passado a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e submetidos a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que os professores inquiridos tinham concepções muito tradicionais não só sobre a leitura, a escrita e a sua interacção, como também acerca da forma de as operacionalizar através de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Na sua sequência, foram apresentadas sugestões relativas a estratégias de promoção da interacção leitura-escrita no âmbito de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa. This study was aimed to identify and describe the conceptions of primary school teachers on the interaction reading-writing and to understand the influence they can have on the teaching/learning of the mother tongue. Data were collected by means of a questionnaire and submitted to content analysis. The results revealed that these teachers had rather conservative conceptions, concerning not only the nature of reading, writing and their interaction, but also the way of teaching them. Following this study, suggestions are presented concerning adequate strategies to make good use of the interaction of reading-writing within a transversal approach of the teaching/learning of mother tongue. Mestrado em Didáctica - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º CEB
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sá, Cristina Manuela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia