Author(s):
Dias, Ana Margarida de C. Duque
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/5470
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão do turismo; Política de turismo: Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal); Promoção turística; Gestão da qualidade
Description
O desenvolvimento sustentado e planeado de um destino turístico passa,
inevitavelmente pela aposta em estratégias de diferenciação, onde as
questões da qualidade são essenciais.
A tomada de consciência da relevância da qualidade para o ciclo de vida dos
produtos turísticos, abrangendo em particular a qualidade dos serviços, tem de
ter em linha de conta as tendências da procura e a prossecução de objectivos
de diversificação da oferta, atenuação da sazonalidade e aumento das taxas
de ocupação.
A adopção de uma linha de acção para a Terra Quente Transmontana
pressupõe, no essencial, a concertação de políticas dos municípios envolvidos
e a participação dos promotores e agentes, na formatação e promocomercialização
de produtos competitivos e capazes de transmitir a imagem
de um destino turístico único.
Os projectos em desenvolvimento, nas áreas do alojamento, da restauração,
da animação e da cultura, poderão constituir, deste modo, o embrião de um
verdadeiro cluster de desenvolvimento turístico. The properly planned and sustainable development of a tourist destination
necessarily implies an emphasis on differentiation strategies, in which quality is
of paramount importance.
The awareness of the relevance of quality issues to the life cycle of
destinations, especially the ones concerning service quality, should take into
account the demand trends, the need to achieve offer diversification goals,
reduce seasonality and increase the occupation rates.
To determine a line of action for the Terra Quente area of Trás-os-Montes
depends, first and foremost, on the articulation of tourism policies among all the
municipalities involved, on the participation of agents and promoters on the
formatting, promotion and marketing of competitive products capable of
conveying an image of a single destination.
The projects currently being developed in the region concerning
accommodation, restaurants, culture and entertainment, may constitute the
beginning of a real cluster of tourism development. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo