Autor(es):
Sousa, Álvaro José Barbosa de
; Lopes, Maria da Conceição Oliveira
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/5379
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Marca; Design; Metodologia; Comunicção Institucional
Descrição
O processo de criação de marcas - branding - decorre do trabalho de uma equipa de especialistas com perfis disciplinares diferenciados. Comunicação, marketing, naming e o design são alguns dos campos que influenciam a construção da identidade da marca. Agente agregador de diversas sensibilidades, o designer elabora conexões entre os vários conceitos que ganham visibilidade nos argumentos que defende. A liderança, neste processo, é um traço da sua actuação. No entanto, o designer é, muitas vezes, subestimado, devido à sua visão de especialista do “fazer” em detrimento do “argumentar”, ainda que lhe seja reconhecida a competência que domina, o desenho, onde o seu pensar se operacionaliza e se manifesta.
Para reforçar e distinguir o desempenho do designer construiu-se uma metodologia para a avaliação da força comunicativa da marca. Obter e codificar as orientações do público alvo, criar uma fonte de informação pertinente, fazer a análise, interpretar os resultados e elaborar os argumentos são fases iterativas que fundamentam as várias decisões. Assim, conhecer o que os destinatários da marca – os consumidores – entendem e esperam da marca pode reforçar a compreensão, o impacto e a competitividade da marca, nos mercados e contribuir para a afirmação dos argumentos do designer entre outros especialistas que operam na comunicação institucional. The process of creating brands is developed by a multidisciplinary team of skilled professionals. Communication,
marketing, naming and design are some of the fields
influencing any brand identity. Aggregating agent of multiple
sensibilities, the Designer crafts relations among all
concepts that gain visibility in the arguments he defends.
Leadership is his standpoint. And yet the Designer is often
underestimated due to his “doing” rather than “justifying”.
A methodology to strengthen, differentiate, and judge the
Designer’s brand communication power has been built up.
Collect and codify target audience points of reference,
generate a data source, scrutinize, interpret results and set
up the final arguments are interactive parts of his groundwork.
In other words, to know what the brand consumers
grasp and hope to find in a brand may reinforce its
comprehension, impact and competitiveness in the markets,
thereby contributing to strengthen the Designer’s arguments
face to other experts within institutional communication. Universidade Presbiteriana Mackenzie – Centro de Comunicação e Letras COPEC – Science and Education Research Council