Autor(es):
Reis, Sofia Isabel Correia
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4960
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimédia; Tecnologia da educação; Desenvolvimento da linguagem; Desenvolvimento das crianças; Trissomia 21; Tecnologias da informação e comunicação
Descrição
A presente dissertação de mestrado resulta de um estudo etnográfico realizado
no âmbito da utilização da tecnologia educativa, aplicado a um grupo de 3
crianças portadoras de Trissomia 21 no ano lectivo de 2003/2004.
A utilização do software Imagina, Cria e Constrói com a Tartaruga serviu como
ferramenta de suporte à concepção de Ambientes integrados de aprendizagem,
permitindo o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos para a
estimulação de competências comunicativas, expressivas e compreensivas no
grupo supramencionado.
O objectivo deste estudo foi permitir que crianças com Trissomia 21 usufríssem
de recursos multimédia adaptados ao seu perfil linguístico, e aferir de que
modo esses recursos representaram ganhos de aprendizagem de conceitos
relacionados com o desenvolvimento da linguagem, bem como a sua
verificação quanto ao grau de motivação, de concentração e atenção
resultantes da interacção com os conteúdos propostos aos intervenientes neste
estudo.
Para tal, foram construídos três ambientes multimédia, duas histórias e um
conjunto de quatro canções, que foram aplicados durante várias sessões, num
período global de dois meses e meio, assumindo a investigadora o papel de
observadora participante, em todo o processo de investigação. O efeito
igualmente mediador da investigadora, a par das mediações simbólicas
conseguidas através da interacção dos sujeitos do estudo com o computador,
permitiu-nos aferir alguns ganhos ao nível da motivação, da atenção e
concentração, e ao nível da linguagem nos três sujeitos participantes. The present dissertation stems from an etnographic study conducted within the
use of educational technologies, applied to a group of three children with Down
Syndrome in the academic year 2003/2004.
The use of the software Imagina, Cria e Constrói com a Tartaruga serve as a
support tool to the conception of integrated learning environments, allowing for
the development of interactive multimedia contents for the stimulation of
communicative, expressive and comprehension competences with the
aforementioned group.
The aim of the study was to allow children with Down Syndrome to take
advantage of multimedia resources adapted to their linguistic profile, and
assess how these resources foster concept learning gains related with
language development as well as their verification as to degree of motivation,
concentration and attention resulting from the interaction with the contents
proposed to the participants in the study.
For this purpose, three multimedia environments were developed – two stories
and a set of four songs -, that were applied across several sessions for the
period of ten weeks. The researcher adopted the role of a participant observer
throughout the study. The equally mediating effect of the researcher, along with
the symbolic mediation produced throught the interaction of participants in the
study with the computer, allowed for gains at the level of motivation, attention
and concentration, as well as at the level of receptive and productive language. Mestrado em Multimédia em Educação