Autor(es):
Moreira, Elisabete Susana Teixeira Pinto
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4768
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Didáctica das línguas; Ensino da língua portuguesa; Ensino básico 1º ciclo; Relações professor-aluno; Interacção verbal
Descrição
Este estudo tem como principal objectivo compreender o modo como os
professores se relacionam com os alunos em situação de ensinoaprendizagem
em turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procurámos
efectuar uma caracterização genérica da interacção verbal que se processa
em sala de aula, onde o aprofundamento de concepções sobre o tipo de
poder, o funcionamento da cortesia e a componente afectiva se tornaram
fundamentais, pois permitiram elaborar um quadro teórico consistente.
Como opções metodológicas, utilizámos uma abordagem qualitativa, de
natureza etnográfica numa perspectiva etnometodológica, em que predomina a
importância do contexto, da situação e das referências e perspectivas dos
participantes. O registo de dados, realizado através de uma observação
participante, privilegiou, além das notas de campo, a videogravação de aulas e
a gravação áudio de entrevistas a dois professores. A partir dos dados
recolhidos, procedemos a uma caracterização interna das interacções verbais
da aula, através de uma categorização e análise das diferentes manifestações
de poder, cortesia e afectividade, de modo a responder às questões
investigativas propostas, o que nos permitiu fazer interpretações com carácter
reflexivo.
Tratados os dados e analisados os resultados, concluímos que o professor
possui uma posição hierárquica superior em relação aos seus alunos, existindo
comportamentos particularmente tipificados e assimétricos. A diversidade de
manifestações de cortesia negativa e positiva contribui para o carácter
harmonioso nas relações entre professo e alunos. Destaca-se, ainda, uma
variedade de manifestações reveladoras de uma relação de afectividade, que
conduzem a uma relação de proximidade entre professor e alunos, numa
atitude activa e comprometida na construção do saber. A análise das
entrevistas indicou que as concepções dos professores sobre a relação
professor-aluno se reflectiam nas suas práticas, tendo contribuído para a
definição do que ocorreu em sala de aula.
Recomendamos a reutilização do corpus recolhido para este estudo para a
observação e explicação de episódios didácticos, que poderão ser o suporte
para momentos de reflexão sobre a prática pedagógica na formação de
professores. The main objective of this study is to try to understand the way teachers relate
with students in teaching-learning situation in a first year class of the
elementary school. We tried to do a generic characterization of the verbal
interaction that is processed in the classroom, where the deepening in of
conceptions about the type of power, how courtesy works and the affective
component became fundamental because it allowed to build a consistent
theorical picture.
As methodological options we used a qualitative approach of ethnographic
nature in a ethnomethodological perspective, in which the importance of the
context, of the situation and of the references and perspectives of the
intervenients prevail. The data record, gathered through a participant
observation, privileged, besides field notes, lessons video recording and the
audio recording of interviews with two teachers. From the collected data, we
made a internal characterization of classroom the verbal interactions of the
lesson, through a categorization and analysis of the different manifestations of
power, courtesy and affectivity, in order to get answers to the proposed
investigative questions, which allowed us to make interpretations of reflexive
character.
After handling the data and analyzing the results, we concluded that the
teacher possesses a superior hierarchical position in relation to their students,
existing particularly typified and asymmetrical behaviours. The diversity of
negative and positive courtesy manifestations contributes to the harmonious
character in relationships between teacher and pupils. Detach a variety of
manifestations revealing an affectivity relationship, which lead to a proximity
relationship between teacher and pupils, in an active and committed attitude
towards the construction of knowledge, the analysis of the interviews showed
that the teachers’ conceptions about teacher-student relationship reflected in
their practices, having contributed for the definition of that happened in the
classroom.
We recommend the reuse of the corpus collected for this study for the
observation and explanation of didactic episodes that might be the support to
reflexion moments on the pedagogic practice in teachers’ formation. Mestrado em Didáctica das Línguas