Autor(es):
Sardo, Manuela Cristina Andrade da Costa
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4719
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Ensino das ciências
Descrição
O presente trabalho propõe-se analisar o contributo da televisão para a
aprendizagem informal de Ciência. Apresenta como objectivos concluir sobre a
presença de conteúdos de carácter científico, em programas televisivos
recreativos, bem como, conhecer melhor a influência deste tipo de programas
televisivos, na transmissão e compreensão de conhecimentos científicos.
Considera o desenvolvimento da Televisão e a evolução da programação
infanto-juvenil, na televisão portuguesa.
Refere-se aos efeitos cognitivos dos media na sociedade e na escola, em
particular.
Avalia o contributo da televisão, em particular dos programas televisivos
recreativos, para a divulgação de Ciência e analisa a presença desses
conteúdos nos programas infanto-juvenis dos canais de televisão portuguesa.
A investigação empírica baseia-se em cenários naturais e reais da
aprendizagem.
Revela a vantagem na utilização do audiovisual num contexto de
aprendizagem, utilizando-o como mais um recurso para a aquisição e
desenvolvimento de conhecimentos científicos.
Sugere a necessidade de uma mediação mais eficaz, de forma a explorar as
aprendizagens informais realizadas. The present study intends to analyse the contribution of television to the
informal learning of science. It seeks to conclude about the presence of
scientific concepts in entertainment television programs, as well as know better
the role played by this kind of programs in the development of scientific
knowledge.
Refers the evolution of television and the development of children’s programs,
in Portuguese television.
It attend to the cognitive effects of media at society and, particularly, at school.
It is also hoped to highlight the presence of scientific concepts in entertainment
programs and evaluate the contribution of television, and particularly those
programs, in the divulgation of science
This research is based on natural and real learning scenarios.
Reveals the benefit of audiovisual resources in the process of teaching and
learning.
It suggest the need of an efficiently mediation in order to better explore this
informal learning. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência