Author(s):
Brito, Maria da Conceição Ferreira de
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4666
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino de línguas; Língua inglesa; Tecnologias da informação e comunicação; Formação de professores; Formação contínua
Description
O estudo que aqui se apresenta pretende caracterizar os professores de inglês
das escolas secundárias e secundárias com 3º Ciclo, relativamente às suas
atitudes e competências quanto à utilização das TIC no ensino da língua
inglesa, no distrito de Setúbal. Paralelamente, o projecto de investigação
pretende identificar os factores que explicam a resistência/adesão destes
professores ao uso das TIC na prática lectiva, ao mesmo tempo que tem como
finalidade determinar, a partir de um balanço dos resultados obtidos, um
conjunto de características positivas que permitam a sua integração na
formação inicial e contínua de professores de inglês em TIC, através de
propostas e/ou recomendações a fazer.
Na verdade, este estudo permitiu-nos concluir que os professores de Inglês
deste distrito têm já uma familiaridade com as TIC que julgávamos menos
evidente, havendo, de facto, um avanço na adesão às tecnologias que o nosso
contacto anual com professores na formação contínua não permitia
descortinar.
De qualquer modo, e pesem embora os avanços na adesão às TIC, constatouse
que os professores de Inglês deste distrito usam ainda muito pouco as
tecnologias em trabalho lectivo com alunos.
Os factores que determinam esta situação são também analisados nesta
investigação, permitindo-nos chegar a algumas conclusões de interesse para a
formação dos professores de Inglês em TIC, de modo a que se tente levar
estes profissionais a mudarem de atitude em relação à integração das
tecnologias na sua prática lectiva. The aim of this study is to characterize the teachers of English of the secondary
schools and secondary schools with 3rd grade, in the district of Setúbal,
according to their attitudes towards and skills in the use of ICT in English
language teaching.
This research project also aims at identifying the factors of resistance/adhesion
of these teachers to the use of ICT in their teaching practice. It has also the
goal of determining, from the reflection made according to the results achieved
from the data gathered, a set of positive characteristics that may be proposed
or recommended for integration of ICT training in pre and in-service teacher
education programmes of English language teachers.
In fact, this study has allowed us to conclude that the teachers of English of this
district are familiar with ICT, which we thought less apparent, showing an
advance towards the adhesion to technologies that our annual contact with inservice
training teachers did not permit to unveil.
Anyway, in spite of the advances as for the adhesion to ICT, there’s been
witnessed that the teachers of English of this district still use technologies very
little in their teaching practice with students.
The factors that lead to this situation are also analysed in this research project,
allowing us to draw some conclusions that may be interesting for ICT in-service
teachers’ training, so that one can try to make these professionals change their
attitude towards the integration of technologies in their teaching practice. Mestrado em Didáctica de Línguas