Author(s):
Belo, Lucinda da Conceição Rodrigues
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4614
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação em ciências; Didáctica das ciências; Ensino da física - Ensino básico 1º ciclo; Trabalhos práticos
Description
Conscientes que existe uma desvalorização da área das Ciências,
uma insuficiente formação em Didáctica das Ciências, dos professores
em exercício (nomeadamente aqueles cuja formação inicial se fez nas
Escolas do Magistério Primário) e a existência de poucos materiais
didácticos de suporte ao Trabalho Prático, partindo de um quadro
teórico decorrente de investigação em Didáctica das Ciências,
concebeu-se o presente estudo, de natureza empírica.
Neste seguimento, desenvolveu-se um conjunto de recursos
didácticos com orientação Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)
sobre a temática “Movimentos e Mecanismos”.
As questões a que se pretendeu dar resposta, estão directamente
relacionadas com os recursos didácticos desenvolvidos: i) Será que a
manipulação, em situação de sala de aula, de instrumentos vai ajudar
os alunos a compreenderem a importância/necessidade desses
instrumentos em situações quotidianas? ii) Será possível desenvolver
actividades no âmbito da temática “Movimentos e Mecanismos”
passíveis de promover a construção de conhecimentos e
competências tecnológicas com os alunos do 1º CEB?
Para o desenvolvimento deste estudo foram entrevistados professores
do 1º CEB em exercício de funções, com o intuito de se efectuar um
levantamento prévio das suas concepções sobre a importância da
temática do Trabalho Prático no âmbito do Ensino das Ciências, o tipo
de trabalho por eles desenvolvido e as dificuldades sentidas.
Após a identificação das ideias através da análise do conteúdo do
discurso produzido pelos professores, foram produzidos recursos
didácticos, os quais foram validados num “workshop”, do qual fizeram
parte professores empenhados no processo de ensino e
aprendizagem e sensibilizados para o Ensino das Ciências, que
concluíram que os recursos apresentados são passíveis de promover
a construção de conhecimentos e competências tecnológicas nos
alunos do 1º CEB.
A revisão de bibliografia efectuada permite-nos afirmar que este
estudo é um contributo a ter em consideração na organização de
programas de formação em serviço direccionados para professores do
primeiro ciclo, no que respeita ao Ensino das Ciências. Aware of the existence of a devaluation in the area of Sciences, an
insufficient training in Sciences Didactics of the teachers who are
working, namely those whose initial training was carried out in old
Primary Teaching Schools and the existence of few didactic materials
to support Practical Work, starting from a theoretical picture, as a result
of investigation in Sciences Didactics, the present study of empirical
nature was conceived.
Following this, a set of didactic resources with Science Technology and
Society (STS) orientation, regarding the theme “Movements and
Mechanisms”, was developed.
The questions for which we intended to find an answer are directly
related to the didactic resources developed: i) Will the manipulation of
instruments, in classroom environment, help the students to
understand the importance/need of these instruments in everyday
situations? ii) Is it possible to develop activities in the scope of the
theme “Movements and Mechanisms”, that are likely to promote the
construction of knowledge and technological competences in Primary
School Students?
For the development of this study, effective teachers from Primary
Education were interviewed so as to carry out a prior survey of their
conceptions regarding the importance of the theme, concerning
Practical Work in the scope of Sciences Teaching, the type of work
developed by them and the difficulties they felt.
After having identified their ideas through the analysis of the contents
of the speech provided by the teachers, didactic resources were
produced, which were validated in a workshop, in which participated
teachers who were very interested in the teaching and learning
process and sensitized to the Teaching of the Sciences, who
concluded that the resources presented are susceptible of promoting
the construction of knowledge and technological competences in
Primary School Students.
The literature review, which was conducted throughout this process,
enables to state that this study is a contribute to take into account
when organizing on-going training programs targeted at primary school
teachers with regard to the teaching of sciences. Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico