Autor(es):
Amaral, Paulo Cancela Simões do
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4602
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de operações; Gestão organizacional; Benchmarking
Descrição
A implementação de iniciativas de benchmarking interno enfrenta barreiras que
se podem tornar críticas para o seu sucesso, relacionadas com a organização,
a gestão de projecto e a qualidade da informação. A comunidade científica
tem-se debruçado pouco sobre este tópico e ainda não existe um quadro
conceptual suficientemente evoluído que possa orientar os gestores das
iniciativas de benchmarking na sua tomada de decisão. Geralmente, não se
tem consciência das barreiras que podem surgir ou das estratégias mais
apropriadas para as ultrapassar. Por conseguinte, os gestores dos processos
de benchmarking têm dificuldades em antecipar problemas; recorrem à
improvisação e perguntam-se frequentemente se estão no caminho certo. A
presente dissertação visa aumentar a compreensão sobre as barreiras que
podem surgir numa iniciativa de benchmarking interno e sobre as estratégias
associadas, recorrendo à literatura científica e à investigação empírica.
Primeiro, revê-se a literatura sobre benchmarking, com vista a identificar as
características e dinâmica dos processos de benchmarking. De seguida, revêse
a literatura sobre benchmarking, gestão da mudança e gestão de projectos;
identificam-se barreiras à implementação de iniciativas de benchmarking e
apontam-se estratégias para as ultrapassar (quando disponíveis). Depois,
desenvolve-se um estudo empírico de uma iniciativa de benchmarking interno
implementado numa empresa portuguesa; complementam-se e validam-se,
por esta via, os resultados obtidos através da revisão da literatura. No fim,
apresentam-se e discutem-se as barreiras e estratégias associadas (quando
disponíveis) que possam orientar os gestores de iniciativas de benchmarking
interno no respectivo processo de implementação. The implementation of internal benchmarking studies faces critical barriers
related to the organization, project management and information quality.
Existing research has focused insufficiently on this topic and professionals do
not yet benefit from an adequate conceptual framework to assist them in
making the right decisions. Usually, there is no awareness of what barriers may
emerge nor of what the appropriate strategies may be to overcome them. Thus,
the promoters of benchmarking initiatives have difficulties in anticipating
problems, are left improvising and frequently wonder if they are doing the right
thing. We aim to increase the understanding of the barriers that may emerge in
an internal benchmarking initiative and associated strategies, based on a
review of the literature enriched by an empirical investigation. In this
connection, we review the benchmarking literature in order to identify the
characteristics of benchmarking processes and their underlying steps. Next, we
analyse the benchmarking, change management and project management
literatures; we identify barriers to the implementation of benchmarking
initiatives and associated coping strategies (when available). Then, we perform
an empirical study of an internal benchmarking initiative implemented in a
Portuguese plant, validating and complementing the theoretical results. In the
end, we present and discuss the barriers and associated coping strategies
(when available) that may guide promoters of internal benchmarking initiatives
during the implementation process. Mestrado em Gestão de Operações