Author(s):
Martins, Helena Maria Arcanjo Coelho
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4046
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Administração do ensino; Política educativa; Administração local; Descentralização da educação; Relações escola-comunidade
Description
Este trabalho visa conhecer e analisar a opção política adoptada pelos
municípios estudados, no que concerne ao modelo de gestão praticado nas
actividades de enriquecimento curricular (AEC), em vigor no 1 O Ciclo do Ensino
Básico, enquanto entidades promotoras dessas mesmas actividades.
Tomando como ponto de partida teórico a erosão do Estado, a autora faz uma
leitura analítico/política dos processos quer da edificação do Estado-
Providência, quer da sua crise actual, passando pela reforma da Administração
Pública e os mercados educativos resultantes de políticas educativas assente
em correntes neoliberais ou neoconservadoras que invadiram a Europa e cujas
consequências são evidentes, também em Portugal.
Na abordagem teórica destaca-se a emergência dos municípios no campo
educativo ao longo dos últimos trinta anos e, em especial, o seu papel na
concepção e aplicação de medidas de política educativa, com especial relevo
para o papel desempenhado pelos municípios na organização e
implementação das actividades de enriquecimento curricular no 1 Ciclo e o
seu contributo para a edificação da Escola a Tempo Inteiro.
Partindo de uma matriz metodológica qualitativa, a autora recorre ao estudo de
caso para analisar os processos que conduziram os municípios estudados a
optar por diferentes modalidades de gestão das actividades de enriquecimento
curricular.
Por fim, conclui-se que, no caso estudado, os municípios conferem importância
política ao desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular,
apesar de se confrontarem com múltiplas dificuldades, o que os leva, em
alguns casos, a recorrer a uma gestão em parceria com outras instituições
privadas ou de carácter social, ou ainda a entregar a prestação desse serviço
a empresas privadas. This work aims to understand and to analyse the political option adopted by the
municipalities studied, in what concerns the management model practiced in
dealing with curricular enrichment activities, offered in primary schools, as
promoting entities of these activities.
Having as a theoretical point of departure the erosion of the state, the author
makes an analytical/political reading of the processes of development of the
Welfare State and of its current crisis; and alço of the processes of reform
undertaken in public administration and the educational markets that resulted
from education policies that have at their basis neoliberal or neoconservative
discourses that have "invaded" Europe and whose consequences can also be
seen in Portugal.
In the theoretical approach stands out the emergence of municipalities in the
field of education in the last thirty years and, specially, their role in envisaging
and putting into practice education policy measures, with particular attention
being given to the role played by municipalities in organizing and implementing
curricular enrichment activities in primary schools and their contribution to the
development of the Full-Time School.
Employing qualitative research methodology, the author chose to use a case
study to analyse the process that lead the municipalities studied to opt for
different ways of managing curricular enrichment activities.
Finally, it is concluded that, in the case studied, the municipalities give political
importance to the development of curricular enrichment activities, even if they
are confronted by numerous difficulties, which leads them, in some cases, to
resort to working in partnership with other institutions, of a private or non-profit
nature, or even to hand over the provision of this service to private businesses. Mestrado em Análise Social e Administração da Educação - Administração da Educação