Autor(es):
Fernandes, Maria Isabel Domingues
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3824
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino da enfermagem; Supervisão; Alunos do superior - Portugal
Descrição
A formação do estudante de enfermagem em ensino clínico reveste-se de uma
importância singular pelo contacto e vivência de situações em contexto, por lhe
proporcionar a aquisição, o desenvolvimento e a consolidação de conhecimentos e
competências em vários domínios, assim como de socialização com a profissão.
O primeiro ensino clínico pelas actividades em contexto com os profissionais de
saúde e os utentes é um período de transição particularmente marcante em termos
formativos. Nele frequentemente acontece a ruptura nas suas concepções de
formação e de aprendizagem, tornando-se num momento de confronto com uma
formação que prepara para a incerteza e imprevisibilidade.
Nesta investigação pretendemos compreender o que acontece neste período de
aprendizagem, partindo da seguinte questão central de investigação: Que
significado tem o primeiro ensino clínico no percurso formativo do estudante de
enfermagem?
O estudo desta questão exigiu o recurso a uma metodologia de natureza qualitativa
baseada na estratégia estudo de caso na sua vertente multicasos.
Seleccionámos três casos de estudo respectivamente do 1º, do 2º e 3º anos do
Curso de Licenciatura em Enfermagem de três planos de estudos de Escolas
Superiores de Enfermagem. O caso é constituído por um grupo de estudantes no
primeiro ensino clínico hospitalar, enfermeiros e docentes que os orientam.
Desenvolvemos uma etnometodologia em que privilegiámos a observação no
terreno com participação directa do investigador, recolha documental, entrevistas
etnográficas e semi-estruturadas aos vários intervenientes. A análise da informação
reunida processou-se pela análise de conteúdo dos dados obtidos num percurso
recursivo entre as várias fontes com apoio do programa informático Nvivo 7.
Concluímos que o primeiro ensino clínico: é um período de formação estruturante,
com forte impacto pela transição que se opera na postura do estudante perante a
aprendizagem, pelas propriedades (trans)formativas que as vivências em contexto
encerram, independentemente do ano do Curso em que este acontece; a
preparação prévia dos estudantes modeliza os domínios da aprendizagem e a
profundidade em que ocorre; aprendem de um modo fragmentado sem
conseguirem integrar os vários domínios do conhecimento na acção; os estudantes
do 1º ano dão mais significado à destreza e rapidez na realização de intervenções
prescritas e à aplicação dos princípios teóricos aprendidos; a orientação dos
enfermeiros, tutores e docentes é fundamental na mobilização, para a acção, dos
conhecimentos teóricos ou na sua aquisição; a vivência das situações em contexto
e o ambiente relacional estão entre os factores mais influentes; a prática orientada
com atenção individualizada, questionamento, análise e reflexão em díade
supervisor-aluno, são fundamentais no desenvolvimento do pensamento crítico; ser
supervisor deve ser assumido pelo docente e pelo enfermeiro ou tutor como um
trabalho de articulação e proximidade com e no contexto onde o ensino clínico
decorre; a resposta adequada às funções específicas de supervisão exige
participação activa de equipas de enfermagem mais preparadas e
hierarquicamente apoiadas; o docente pelo conhecimento dos estudantes, dos fins
e objectivos da formação, pelos desafios e exigência que coloca tem um papel
insubstituível.
No percurso da investigação novas questões emergiram nomeadamente no que se
prende com: os modelos de articulação entre instituições de saúde e escolares;
com a formação dos supervisores e; o papel dos pares no início da aprendizagem
dos estudantes em contexto clínico. The nursing student clinical education has been a central focus of study due to the fact
that it implies the contact and experience in real situations, providing the acquisition,
development and consolidation of knowledge and skills in several domains, as well as
the socialization with the nursing profession. Research shows that the initial clinical
experience, in contact with real patients, professionals and health/illness situations, is
one of the most anxiety-producing aspects of the student’s clinical experience.
Furthermore, the studies show also that it’s a crucial period in the students’ transition to
the professional life. During that period, they develop meaningful learning experiences,
link theory and practices, understand the focus of nursing and build their own
professional identity.
A qualitative and multi case study was conducted to explore the lived experience of
nursing students' first clinical experience. The start question of this research is as
follows: What does the clinical experience mean for the nursing students, in their
process of learning? Three cases were selected, from the 1st, 2nd and 3rd years in the
Curso de Licenciatura em Enfermagem (Bachelor Degree in Nursing). Participants
belong to three schools with different curricular plans. In each case participants were a
group of students in the first hospital clinical experience, nurses and teachers who
supervise them. In matter of data collection, we used participant observation,
documental collection, and semi-structured interviews. The content analysis of data
was realized with the support of Nvivo 7.
At the end of the study, we concluded that the first clinical teaching, as a period of the
student’s education, has a strong impact on the learning process. The lived
experiences and the meaningful learning shape the students’ attitudes towards the
educational process during all the course. We conclude also that there was a
significant relation between the previous information and the domains chosen as focus
during the clinical experience. In all the years, because the weak preparation they have
about the clinical world, students showed several difficulties to understand some
clinical situations and “make bridges” between theory and practice, knowledge and
action and between dimensions in nursing domain. As a consequence of the
educational strategies, students in the first year gave priority to dexterity and
quickness, as well to prescribed interventions. They felt more comfortable to transfer
to practice the theoretical knowledge learned in classroom, even to be transform
knowledge and skills in action. This is why the clinical experiences and the support of
mentors can be relevant to learning. Through reflection in learning and on learning, the
mentors can support students to transform mechanic on meaningful learning. This
process can be facilitated by the proximity and individualized relation between the
mentor and the student. This way, mentors have an important role in the educational
process, even teachers of the school continue to be relevant in the educational
process, making bridges between the school and the health organizations or between
the theoretical and the clinical worlds. This is way the local teams and also the schools
need to cooperate in the mentor’s preparation and education. Even the relevance of
mentor in the clinical learning, namely as a role model, nurses from the team and
mentors recognized that clinical teachers can’t be replaced by mentors – they have
their own responsibilities, knowledge and experience that are required to the success
of the clinical education. At the end of this research new questions arose, namely the
partnership between schools and health organizations, the preparation of mentors and
the role of peers in the beginning of the students’ learning process at the clinical
context. Doutoramento em Didáctica FCT