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Fonomímica: o gesto na aprendizagem da leitura da altura sonora

Autor(es): Gonçalves, Diana Sampaio de Barros Rocha cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3799

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação musical; Técnicas musicais; Estratégias da aprendizagem; Interpretação musical


Descrição
O presente trabalho pretende verificar a eficácia de duas estratégias de aprendizagem para a aquisição de competências de leitura de altura sonora de uma partitura, quando o público-alvo são crianças. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo da visão da criança que demonstra que as suas capacidades visuais não são de forma alguma semelhantes às de um adulto. Perante este factor, a procura de uma estratégia que não se revele tão dependente da visão para adquirir as competências de leitura musical pode tornar-se relevante. A investigação levada a cabo no trabalho compara a utilização do gesto como estratégia intermediária para a aprendizagem da leitura da altura sonora, versus a estratégia que utiliza a pauta directamente para a aquisição da mesma competência. The intention of this paper is to verify the efficiency of two strategies for children to learn how to read pitch in a music score. The study carried out in the literature review confirms that the visual perception of children is not similar to the adults one. Therefore, it may be important to search for a strategy which does not depend entirely on the visual capacities to acquire the ability to read pitch in a music score. This investigation compares the use of gesture as an intermediary strategy to acquire the ability to read pitch, versus the strategy which uses the score in itself to acquire the same ability. Mestrado em Música - Ensino Vocacional
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Carvalho, Sara
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