Autor(es):
Pinheiro, Margarida Maria Solteiro Martins
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3476
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Metodologia de ensino; Ensino superior; Trabalho de projecto; Estratégias da aprendizagem; Métodos pedagógicos
Descrição
A presente tese debruça-se sobre as metodologias PBL (quer numa vertente
de project-based learning, quer numa vertente de problem-based learning) em
ambientes simulados no ensino superior profissionalizante. Tendo por base
esta problemática, emerge, como objectivo geral do presente trabalho, analisar
e interpretar a forma como as alterações promovidas pelas metodologias PBL,
em ambientes simulados, produzem implicações ao nível dos processos de
aprendizagem num ensino superior profissionalizante.
Em referência à natureza do tema, começamos por colocar no centro da
discussão a problemática dos diferentes propósitos que a educação superior
pretende alcançar. A ideia de uma identidade que enalteça novos valores de
trabalho, a partir da colaboração entre os actores mais interessados (alunos,
docentes, entidades empregadoras e diplomados) parece justificar a
observação de campos de reflexão sobre diversos paradigmas de natureza
curricular e de ensino-aprendizagem. Decorre desta asserção a pertinência da
aliança, não só entre a prática pedagógica e a prática profissional, como
também entre os elementos considerados fundamentais para o enriquecimento
do perfil profissional do indivíduo (factores sociais e pessoais).
Alicerçados numa investigação descritiva, avaliativa e de desenvolvimento,
objectivamo-nos para um melhor conhecimento acerca das metodologias de
simulação e PBL, capaz de permitir saber qual o impacto destas metodologias
nos processos de ensino-aprendizagem, que não negligencie os
conhecimentos obtidos para verificar se as metodologias implementadas estão
a funcionar de acordo com as expectativas dos sujeitos envolvidos. Assim, a
investigação proposta integra as metodologias de simulação e do tipo PBL
enquanto modelos organizacionais que se situam, teoricamente, entre a
consciência dos papéis tradicionais dos alunos e dos docentes, e a
necessidade de procurar dar sentido às mudanças que estão a ocorrer dentro
do campo dos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior. Como
pedras de toque dos modelos propostos, salientam-se a mudança do
paradigma do ensino para a aprendizagem, a atenção aos contextos sociais
desta, a promoção de ambientes emuladores de situações reais relevantes, a
responsabilização activa dos estudantes pelo seu próprio conhecimento e a
visão interdisciplinar e global deste mesmo conhecimento.
Este conjunto de preocupações induziu-nos a formular diversas questões de
investigação. Com efeito, procuramos saber, em termos gerais: como é que os
estudantes, que participaram em metodologias de tipo PBL, perspectivam o
impacto das mesmas nas suas motivações e desempenhos; se existe algum
tipo de alteração ao nível das formas de acesso e produção do conhecimento
nos estudantes envolvidos em metodologias de tipo PBL; quais os potenciais
efeitos, no perfil dos diplomados, das mudanças promovidas pelas
metodologias de tipo PBL; até que ponto as metodologias de tipo PBL
contribuem para um perfil mais profissionalizante do diplomado; e que tipo de
estratégias específicas são susceptíveis de ser modificadas nas práticas de
ensino dos docentes que se encontram envolvidos em metodologias de tipo
PBL.
Sob esta orientação, o estudo empírico que se desenvolve é abordado sob a
forma de estudo de caso, que assume como seu objecto a disciplina de
Projecto Profissional ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e
Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA). Procurando que o
presente trabalho, nas suas conclusões finais, permita dar, se não respostas,
pelo menos orientações de respostas às questões enunciadas, e dado que o
campo de estudo seleccionado se reporta ao estudo de caso da disciplina de
Projecto Profissional ministrada no ISCA-UA, definimos, como objectivo
específico, a análise dos potenciais efeitos da utilização de uma metodologia
tipo PBL em ambientes simulados, triangulando as perspectivas dos alunos,
docentes, empregadores e diplomados envolvidos.
Com este enquadramento, as hipóteses gerais são operacionalizadas através
do recurso aos instrumentos do questionário e da entrevista, aplicados aos
elementos envolvidos no estudo de caso. Como estratégias para o tratamento
e a análise dos dados elegem-se abordagens quantitativas, sob a forma de
análise estatística do questionário, e abordagens qualitativas, sob a forma de
análise de conteúdo para a entrevista.
Acentuando a importância de os resultados poderem contribuir para a
construção do conhecimento sobre as metodologias de ensino a nível da
educação superior, consideramos que os principais contributos deste trabalho
se situam na dissonância, sobretudo em termos de competências sociais,
pessoais e de aprendizagens, do grupo das entidades empregadoras, por
oposição aos restantes grupos; na delimitação das mais-valias das
metodologias PBL em ambientes simulados, essencialmente na fase inicial de
inserção profissional; na possibilidade de desenvolvimento do espírito
empreendedor dos graduados; na diferenciação de actuação dos docentes
consoante o seu perfil inclui ou não, experiência profissional; na percepção do
tipo de competências verdadeiramente valorizadas pelos empregadores; e na
reabilitação do insucesso manifestada nos mecanismos de feedback inerentes
ao desenvolvimento pedagógico das metodologias.
ABSTRACT: This thesis is about PBL methodologies (either as project-based learning or
problem-based learning) in simulated environments in vocational higher
education. Given this theme, the main objective of the present work is to
analyze and interpret the way changes promoted by PBL methodologies in
simulated environments produce implication at the learning processes level in a
vocational higher education.
We start by putting at the centre of the discussion the different purposes of
higher education. The idea of higher education as enhancing new work values,
from the collaboration between interested parties (students, academic staff,
employers, and graduates) seems to justify a reflection on several paradigms of
curricular development and learning and teaching processes. From this it
seems important to analyze the pertinence of an alliance between pedagogical
and professional practices, and also between the elements considered
fundamental for the enrichment of the professional profile of the individual
(social and personal factors).
Based on a descriptive, evaluative and developmental research, we aim at a
better understanding of simulation and PBL methodologies, in order to
ascertain the impact of these methodologies in the learning and teaching
processes, and to verify if the implemented methodologies are working
according to the expectations of those involved. Thus, the proposed research
integrates the simulation and PBL-type methodologies, as organizational
models, which are, theoretically, between the traditional roles of students and
academics, and the necessity to give meaning to the changes that are
occurring in the field of learning and teaching processes in higher education. As
main aspects of this development, we highlight the change from a teaching to a
learning paradigm, the attention given to the social context of learning, the
promotion of simulated environments of relevant real situations, the active
responsibility of students for their own knowledge, and the global and
interdisciplinary character of this knowledge.
This set of issues led us to formulate several research questions. Generally, we
aim to know: how students, who have participated in PBL-type methodologies,
assess the impact of these on their motivations and performance; if there is any
kind of change at the level of how students involved in PBL-type methodologies
access and produce knowledge; what the potential effects on the graduates
profile of changes promoted by PBL-type methodologies; to what extent PBLtype
methodologies contribute to a more professionalized graduate profile; and,
finally, what specific type of strategies are susceptible of being modified in the
teaching practices of the academic staff involved in PBL-type methodologies.
Given this outline, an empirical study is developed as a case study, which
assumes as its object the course of Projecto Profissional (Professional Project)
in ISCA-UA (Higher Institute of Accounting and Administration of the University
of Aveiro). Since the present work aims, in its final conclusions, if not answer,
at least, to contribute to answering the questions raised, we defined as the
specific objective of this study to analyze the potential effects of the utilization
of PBL-type methodologies in simulated environments, triangulating the
perspectives of the students, academic staff, employers and graduates
involved.
With this framework, the general hypotheses are operationalised through
questionnaires and interviews, applied to the elements involved in the case
study. As strategies to treat and analyze the data, we elect quantitative
approaches - statistical analysis of the results of the questionnaire - and
qualitative approaches - content analysis of the interviewees’ discourses.
As the main contributions of this study to existing knowledge on teaching
methodologies in higher education, we highlight the following: there seems to
be a gap between employers and other stakeholders regarding, especially,
social, personal and learning competences; PBL-type methodologies in
simulated environments seem to add more value, essentially, at the beginning
of the graduate’s professional career; the possibility of developing the
entrepreneurial spirit of graduates; the difference in behavior between
academics that do and do not have professional experience outside academia;
differences in perception of the type of competencies truly valued by
employers; and the rehabilitation of students’ academic failure by feedback
devices inherent to this type of methodologies pedagogical development. Doutoramento em Ciências Sociais