Author(s):
Pinho, Maria Isabel Gomes de
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3390
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão pública; Gestão organizacional; Gestão do conhecimento; Investigação e desenvolvimento
Description
Este estudo exploratório procura compreender quais as condições que
facilitam a criação de conhecimento. Para tal, enveredámos pela identificação
dos factores facilitadores e inibidores da criação de conhecimento. A revisão
da literatura efectuada serviu de apoio ao trabalho realizado, particularmente a
construção do instrumento da nossa observação indirecta, o questionário. Os
dados foram obtidos a partir de um inquérito a investigadores e posteriormente
sujeitos a um tratamento e análise descritiva.
Os resultados revelaram que a gestão do conhecimento era percebida não só
nos aspectos relacionados com a gestão dos processos e das infra-estruturas,
mas também estava ligada ao desenvolvimento de uma cultura do
conhecimento, capaz de permitir um uso eficaz do conhecimento
organizacional. Foram identificadas as principais barreiras a criação de
conhecimento: o horário de docência, a burocracia e o deficiente acesso a
redes internacionais. Como facilitadores fundamentais, a esta actividade,
foram assinalados os seguintes: a simplificação das burocracias dos
financiamentos, a construção de confiança entre as pessoas e as
organizações, a avaliação dos resultados e impactos, bem como a valorização
do risco e do fracasso.
Adicionalmente, foram indicadas como principais barreiras a recolha de
conhecimento, a falta de tempo e a dificuldade de lidar com excesso de
informação. A existência de portais temáticos e o acesso livre as publicações
científicas foram indicados como factores facilitadores a esta actividade.
Relativamente 'a disseminação e partilha do conhecimento os inquiridos
apontam a cultura de trabalhar sozinhos e a falta de motivação como principais
entraves; para incentivar estas actividades é necessário a valorização pela
indústria, serviços e sociedade do conhecimento científico.
Este estudo revela que a gestão dos centros de investigação deve dar uma
atenção especial aos aspectos humanos da criação de conhecimento. Através
da identificação dos factores, que facilitam ou entravam as actividades dos
investigadores, os gestores podem ajudar a criar ambientes propícios a criação
de conhecimento.
ABSTRACT: This exploratory study search to understand which conditions facilitate
knowledge creation. With this in mind, we identified the factors that facilitate
and inhibit the knowledge creation. Revising the literature was a support for our
work, especially for the preparation of the instrument of our indirect
observation, that is, the questionnaire. We collected data that was further
treated and analyzed on a descriptive basis.
Results revealed that knowledge management was perceived not only in
aspects related to management process and infrastructures, but that it was also
related to the development of a knowledge culture to enable the effective use of
organizational knowledge.
We identified the main barriers to the creation of knowledge: the faculty
schedule, the bureaucracy and the poor access to international chains. Among
main facilitators, there were: efforts to streamline administrative procedures to
obtain financing, building up of confidence among people and organizations,
evaluation of results and impacts, and appreciation of risks and failures.
Additionally, they had been indicated as main barriers to the knowledge
capture, the lack of time and the difficulty to deal with information excess.
Thematic portals and free access to scientific publications had been indicated
as facilitators. In terms of knowledge sharing, respondents points the culture to
work alone and the lack of motivation as main impediments; to stimulate these
activities is necessary the scientific knowledge valuation by the industry,
services and society.
This empirical research reveals that research organizations management must
pay special attention to the human aspects as regards the knowledge creation.
By identifying the factors that facilitate and hamper the activities undertaken by
investigators, managers can help create environments that encourage
knowledge creation. The results, from this exploratory study, add to build,
connect and manage spaces where the dynamic process of knowledge
creation can happen. Mestrado em Gestão Pública