Author(s):
Moreira, Luís Filipe Torres
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3386
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino das ciências; Ensino básico 3º ciclo; Educação científica; Actividades de aprendizagem; Desenvolvimento de competências
Description
Nas actuais sociedades democráticas, os jovens têm de actuar como cidadãos
informados, capazes de tomar decisões de uma forma responsável e
consciente. Precisa-se repensar as metodologias e os recursos a usar no
processo de ensino-aprendizagem das ciências.
Estes são necessários para responder às exigências curriculares actuais onde
ensinar ciências numa perspectiva CTS – Ciência/Tecnologia/Sociedade – é
relevante para contextualizar e enquadrar problemas do quotidiano, motivando
os alunos para a sua aprendizagem, numa visão mais fidedigna da influência
da Ciência na Sociedade e desta na Ciência. Esta é uma meta da Educação
em Ciências, tal como a promoção das capacidades de pensamento crítico–
PC. Este trabalho centra-se nestas duas metas da Educação em Ciências.
Os objectivos deste estudo são: (i) desenvolver formas de promover a
articulação entre um espaço de Educação Não-formal e a escola como
contexto complementar na promoção da alfabetização científica; (ii) construir
recursos didácticos, centrados numa perspectiva CTS-PC, organizadores e
exploradores de uma visita de estudo ao Visionarium – espaço de educação
não-formal e (iii) avaliar o impacte dos recursos didácticos desenvolvidos em
uma visita de estudo, com alunos do 3º CEB.
Desenvolveu-se o Projecto Litomóvel, composto por recursos didácticos
(Guião didáctico para o professor e Caderno de Registos do aluno) e recursos
materiais referentes à temática da Deriva continental e Tectónica de placas.
Apresenta-se uma investigação de natureza qualitativa, recorrendo-se a
técnicas e instrumentos de recolha de dados como: inquéritos (questionário
aos 105 alunos participantes na visita ao Visionarium e entrevista aos 3
professores acompanhantes), análise das respostas contidas no caderno de
registos dos 105 alunos referidos e observação do seu comportamento na
execução das actividades da visita.
Os resultados apontam no sentido em que a visita ao Visionarium contribuiu
para a aprendizagem desta temática, alargando horizontes na abordagem de
perspectivas no ensino das Ciências com promoção de capacidades de PC.
Os alunos foram capazes de, entre outros, identificar situações – problema
apontando mecanismos de resolução, utilizar o seu conhecimento prévio na
resolução de tarefas, levantar questões e interpretá-las, argumentar e
contextualizar as suas respostas. Os professores acompanhantes dos alunos
reconheceram a importância da realização destas actividades, destacando a
sua dinâmica e interactividade, defendendo a necessidade de mais iniciativas
deste género e com outras temáticas. Conclui-se que os recursos didácticos
construídos neste estudo são uma forma de promover a literacia científica em
alunos do 3º CEB.
Esta investigação é um exemplo da cooperação entre a escola e os espaços
não-formais de educação como meio de contribuição para a inovação, pela
construção de recursos didácticos e materiais, no ensino das Ciências no 3º
CEB. Constitui um ponto de partida para o reforço da necessária articulação
entre os referidos contextos.
ABSTRACT: In the actual democratic societies, the young need to act as informed
citizens, capable to take decisions of a responsible and conscientious
form. So it is necessary to rethink the methodologies and resources to
use in the science learning process.
These are necessary to answer the curricular needs in which to teach
sciences in a STS perspective - Science/Technology/Society - is
excellent to contextualize and to fit problems of the quotidian, motivating
the pupils for its learning, in a more authentic and trustworthy vision of
the influence of Science in the Society, and this in Science. This is a goal
of Science learning, as well as the promotion of the students critical
thinking capacities - CT. This work evidences the STS perspective and
the CT as purposes of Science learning. In this context the goals of this
study are: (i) to develop forms to promote the joint between a nonformal
educational place and school as a complementary context in the
promotion of the scientific literacy; (ii) to develop didactic resources,
centered in a STS-CT perspective, explorers of a study visit to the
Visionarium - nonformal educational place and (iii) to evaluate the impact
of the developed didactic resources in a study visit, with K14 students.
So the “Litomóvel project” was born, made of didactic (Teacher didactic
Guide and Observations Notebook to students) and material resources,
concerning the Continental drift and Plate tectonics.
It has a qualitative approach, with data techniques and collecting
instruments as: inquiries (questionnaire to 105 K14 students and
interview to 3 companion teachers, all participating in the study visit),
analysis of the student’s answers in their observations notebook and
observation of their behaviour during the study visit.
The results show that this study, after the referred techniques and data
analysis, widened horizons among the perspectives in Science learning
based in CT capacities. The students had shown to be capable of identify
problem-situations, point resolution mechanisms using its previous
knowledge, to raise questions and interpreting them easily, to argue and
to contextualize its answers. The teachers recognize the importance of
the accomplishment of these activities, the dynamic and interactivity in
the established work, defending the need of more initiatives of this kind. It
is possible to say that these didactic resources promote the scientific
literacy in k14 level.
This study is an example of cooperation between school and nonformal
educational places, contributing to Innovation, by the making of didactic
and material resources, in the Sciences learning. This is an effort to
strengthen the necessary articulation between the related contents. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência