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Modelos de cooperação portuguesa para o ensino superior

Autor(es): Amaro, Mónica Isabel Sequeira Martins Pimentel da Silva cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3349

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Cooperação em educação; Cooperação em educação; Política educativa


Descrição
A presente dissertação propõe-se fazer uma análise crítica das actividades de ensino transnacional das instituições de ensino superior públicas portuguesas nos PALOP e em Timor-Leste. No actual sistema formal de educação, as actividades de ensino transnacional encontram-se, por norma, integradas em programas de cooperação governamentais, o que lhes confere características bastante peculiares. Para além de identificação dos pontos fortes e fracos dos modelos de cooperação analisados, são tecidas considerações que procuram dar um contributo para a optimização da rentabilidade dos recursos financeiros e humanos investidos por Portugal neste domínio. ABSTRACT: This study intends to perform a critical analysis of the activities of transnational education performed by Portuguese public higher education institutions in the PALOP (African Countries of Official Portuguese Language) and East Timor. In the present formal education system, the activities of transnational education are usually integrated in governmental cooperation programmes that provide them unique specificities and characteristics. Beyond the identification of strong and weak aspects of the analysed models of cooperation, some recommendations will be suggested in order to allow an optimization and profitability of financial human resources of this domain in the future. Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Amaral, Alberto Manuel Sampaio Castro; Soares, Virgílio Meira
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